O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) encerrou, nesta sexta-feira (30), a primeira turma da formação continuada em justiça restaurativa e processos circulares de construção de paz voltada para estudantes, operadores do Direito e servidores. A capacitação foi realizada através do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (CEAF/MPRN) por meio do Setor de Autocomposição (SEA). Ao todo, foram 17 profissionais formados.
A cerimônia de encerramento contou com a presença do promotor de Justiça Erickson Barros, coordenador do CEAF, e de Geyse Raulino, advogada representando a OAB. O curso é fruto de um termo de cooperação assinado entre o MPRN e a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte (OAB-RN) assinado em outubro de 2023. As aulas foram ministradas no período de outubro de 2023 a junho de 2024.
O objetivo da formação foi qualificar e capacitar operadores do Direito e estudantes, indicados pela OAB, em Justiça Restaurativa. “Foi uma surpresa muito boa participar do curso, conhecer a Justiça Restaurativa, as técnicas de comunicação. A minha expectativa daqui para frente é poder continuar aplicando o que aprendi, participando de iniciativas restaurativas, envolvido nesse mundo para que eu possa ajudar a disseminar essa ideia e essa metodologia da construção de paz”, registrou o aluno Cássio Gurgel.
A capacitação também foi celebrada pela estudante Bruna Raphaele. “Cada aula foi um convite para mergulhar fundo nos princípios da JR, mas muito mais do que entender sobre conceitos, foi sobre sentir, sobre vivenciar o poder das perguntas certas e um escuta atenta, de um olhar acolhedor, de criar um espaço seguro onde cada voz é ouvida, onde cada dor tem seu lugar para ser expressada”, declarou a estudante.