O Projeto de Extensão História em 60 Minutos, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Sujeito Implicado – História, Ficção, Ação, do Departamento de História (DHC) do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), está em sua terceira temporada especial em comemoração aos 50 anos do curso. A iniciativa desenvolve uma série de entrevistas com professores de história de todo o país, que podem ser acompanhadas pelo Youtube e Spotify.
O História em 60 Minutos é realizado em parceria com o Programa de Graduação e Pós-Graduação de História (PPGHC/Ceres), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/ UFRN). Nesta temporada, serão 19 entrevistas previamente gravadas, exibidas semanalmente no canal do YouTube Sujeito Implicado – Laboratório e Acervo (SI.LAB.A) e no Spotify. A primeira foi ao ar no dia 20 de agosto e a última irá no dia 24 de dezembro.
As entrevistas serão debatidas em um Grupo de Discussão, com vagas disponíveis com inscrições pelo Sigaa, que consistirá em assistir às entrevistas em conjunto, de forma síncrona, todas as terças, às 13h30, além dos encontros, que acontecem uma vez por mês, aos sábados, às 10h, para discutir as entrevistas exibidas até então.
De acordo com professor Evandro dos Santos (DHC/Ceres), coordenador do projeto, os entrevistados são discentes egressos, professores do quadro ativo, ex-professores ou aposentados, do CERES ou de outras instituições por todo o Brasil, que contarão sobre o curso de História e suas trajetórias na área. O projeto terá uma carga horária de 25 horas, sendo 19 horas voltadas a assistir às entrevistas e mais 6 horas de reuniões mensais.
Aqueles que possuem interesse em acompanhar o projeto podem conferir o Instagram do Sujeito Implicado para obter mais informações. Dúvidas a respeito do projeto podem ser enviadas para o e-mail sujeito.silaba@gmail.com.