As obras da engorda de Ponta Negra foram iniciadas na manhã desta sexta-feira (30) e devem durar três meses. Ao longo dos próximos 20 dias, os serviços devem acontecer de forma contínua, com os operários se revezando nos turnos estabelecidos. Os primeiros 200 metros onde os serviços estão acontecendo foram interditados. O secretário de infraestrutura, Carlson Gomes, alerta a população que evite chegar nas proximidades dos trechos das obras.
“É uma obra que é feita a cada 200 metros. São 4 km de obra, temos 3,800 km sem bloqueio para o turista e para o banhista. Pedimos cautela, porque o pessoal mais curioso quer chegar perto e isso corre risco e temos que trabalhar com segurança”, destacou o secretário.
Nessa fase inicial, os trabalhos vão se concentrar na área em frente ao Hotel Ocean Palace. Na sequência, as máquinas vão fazer a engorda do trecho próximo ao Hotel Serhs. Depois de concluída essa parte, o planejamento é seguir pela orla até alcançar o Morro do Careca: “Essa dinâmica foi definida através dos estudos ambientais, que contratamos. Vamos intensificar o trabalho agora para poder finalizar a obra dentro do cronograma estabelecido, que é de até 90 dias”, disse o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Carlson Gomes.
Sobre a obra
O projeto da engorda prevê a dragagem e aterro hidráulico para preenchimento artificial da praia, garantindo uma faixa de areia de 50 metros na maré cheia e até 100 metros na maré seca. Serão investidos cerca de R$ 80 milhões nesses serviços em uma parceria entre a gestão municipal e o Governo Federal. Essa obra de alargamento da faixa de areia é a sequência de uma série de intervenções executadas pela gestão do prefeito Álvaro Dias, que tiveram início com o enrocamento. Ao todo, foram instalados 19 mil blocos de concreto em com mais de 1.173 metros de extensão, no trecho da altura do hotel Serhs até o início do calçadão. Além disso, o projeto também contempla a construção de escadarias e rampas de acesso à praia.