Categorias
Pesquisar
Banner Programa Sidney Silva
SAÚDE SESAP BLOG

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), realizaram hoje (4), no auditório deputado Leônidas Ferreira da II Ursap, a Oficina Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres do RN. 

O evento teve como público-alvo coordenadores da Atenção Básica, referências da Política de Saúde da Mulher e coordenadores de Plenária dos Conselhos Municipais de Saúde da 2ª e 8ª Regiões de Saúde. A Oficina teve como facilitadora a representante da Área Técnica de Saúde da Mulher da Sesap, Chyrly Moura.

“A Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres do RN (PEAISM/RN), tem como objetivo principal promover ações estratégicas de forma articulada para efetivar a atenção integral à saúde das mulheres no estado do Rio Grande do Norte, fortalecendo as políticas  de prevenção, promoção e vigilância da saúde em todos os ciclos de vida e diversos segmentos populacionais, contribuindo para a redução da morbimortalidade, na perspectiva do cuidado integral, humanizado e da garantia de direitos”, explicou, Chyrly Moura.

A PEAISM/RN, foi construída com a colaboração das áreas técnicas das Coordenações da SESAP, com a Diretoria de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde – DPIPS, Coordenadoria de Vigilância em Saúde – CVS, Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos -SEMJIDH e demais parceiros. 

A implementação da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres do RN – PEAISM/RN deverá ser efetivada pelos gestores do SUS em nível estadual e municipal, em articulação com o ente federal, buscando desenvolver ações consoantes aos objetivos propostos e implementar as estratégias prioritárias, considerando suas competências e responsabilidades específicas.

“A efetividade dessa política depende diretamente dos gestores para sua implantação, dos trabalhadores da saúde na elaboração de estratégias para o alcance dos objetivos propostos e da participação ativa da sociedade civil como corresponsáveis pelo cuidado em saúde”, ressaltou a referência técnica do Programa Saúde da Mulher da II Ursap, Maruska Cortez. 

Presentes ao evento a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, profissionais de saúde e secretários municipais de saúde.

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube