Categorias
Pesquisar
Banner B Card Seridó
cordel ddddddd blog

Poetas potiguares integram o estande “Cordel e Repente” da editora Imeph na 27ª Bienal de São Paulo, que teve início no dia 6 de setembro e segue até este domingo (15). Com presença da governadora Fátima Bezerra, o poeta Gelson Pereira – servidor da Fundação José Augusto (FJA), lançou o livro “Um Salto de Poesia e Arte”. Na ocasião, o jovem escritor Davi Moura lançou o livro “Meu Mundo de Poesias”.

“Com apoio do Governo do RN, Banco do Nordeste e Governo Federal, temos aqui na Bienal uma ampla exposição da riqueza cultural norte-rio-grandense e nordestina, inclusive com a participação dos nove estados da região. Evento de grande importância para valorização das nossas origens e história”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, que esteve acompanhada da secretária adjunta da Educação, Cleonice Kozerski.

Natural de Santo Antônio do Salto da Onça, no Agreste Potiguar, Gelson integra a coordenação das Casas de Cultura Popular e está apresentando, na Bienal, a Coleção Chico Traíra, que é um projeto de editoração de literatura, coordenado pela Fundação José Augusto e executado pela Gráfica Manimbu.

A Coleção Chico Traíra visa estimular e apoiar a produção local desta forma poética, bem como divulgar e valorizar o trabalho de poetas norte-rio-grandenses, iniciou em 1995 e já editou e publicou 156 títulos de diversos artistas potiguares. 

PNLE – Para o RN, a 27ª Bienal de São Paulo está deixando lembranças maravilhosas, como é o caso da regulamentação da Lei 13.696/2018, pelo presidente da República Luís Inácio Lula da Silva. A legislação, fruto de um projeto de lei de autoria de Fátima Bezerra quando no exercício do mandato de senadora, originou a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE).

Também na Bienal, e em reconhecimento por sua atuação em prol da valorização do livro, da leitura, da cultura do Nordeste e do Brasil, a governadora e presidenta do Consórcio Nordeste foi homenageada com o Troféu Cordel e Repente. “Agradeço a homenagem e a regulamentação da Lei 13.696 ao longo trabalho que vimos fazendo nos exercícios de mandatos eletivos como deputada estadual, federal, senadora, governadora”, disse.

A Bienal de São Paulo é o maior evento cultural da América Latina e se estabelece como plataforma multicultural, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento intelectual e cultural de crianças e adultos de todas as idades, em todo o Brasil.

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp