O Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN/Ebserh), inaugurou, no início de setembro, o Espaço ConViver. Um lugar criado para ser refúgio de conhecimento, de afeto e de acolhimento dos colaboradores do Hospital. O primeiro grupo a utilizar o espaço, voltado para o desenvolvimento e a qualidade de vida no trabalho, foram as Gestantes ebSERh Mãe 2024.2, que vivenciaram momentos de partilha, apoio mútuo e amor.
O espaço ConViver tem a finalidade de abrigar rodas de conversa, práticas integrativas e abordagens de grupos terapêuticos. “É resultado de um esforço coletivo dedicado a proporcionar um ambiente acolhedor e enriquecedor para todos. Cada detalhe desse espaço foi pensado para que todos que o frequentarem sintam-se bem”, afirmou a chefe da Divisão de Gestão de Pessoas (Divgp), Ana Paula Santos de Lima.
A gestora acrescentou que o espaço é o início de um programa mais amplo. “Este projeto maior está descrito no Plano Diretor Estratégico (PDE) do Huol e tem como objetivo incorporar uma cultura de valorização e de comprometimento do trabalhador na Instituição. Iniciamos o projeto com o ‘Studio de condicionamento físico’, com o propósito de melhorar o bem-estar, a disposição e a vitalidade por meio das atividades físicas. E agora estamos dando seguimento com o espaço ConViver”, explicou.
O espaço está localizado no prédio dos ambulatórios do Huol. A sala fica sob a guarda da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal, que realiza os agendamentos das atividades idealizadas com temas voltados ao cuidado com o trabalhador. O local comporta até 20 pessoas e possui mobiliários de acordo com ações a serem executadas.
Anteriormente, as atividades aconteciam nas salas de aulas disponíveis no Hospital. “A partir de agora temos um espaço próprio. O ConViver é a primeira sala do que se tornará um espaço mais amplo. O intuito é multiplicar as ações voltadas à melhoria ocupacional”, comentou Ana Paula.
Lugar de acolhimento
A psicóloga Kátia Rosana Freire da Silva Cabral, que conduziu o primeiro encontro do grupo de Gestantes ebSERh Mãe 2024.2, reforçou que o espaço vai além de um ambiente físico, é um símbolo do cuidado e do compromisso com cada trabalhador que dedica a vida ao bem-estar dos outros. “Aqui, serão realizados grupos de reflexão, atividades de fortalecimento emocional e, acima de tudo, momentos de convivência que permitirão reforçar nossos laços e, juntos, enfrentarmos os desafios diários que as nossas profissões nos impõem”, disse.
Ela acrescentou que cuidar de quem cuida é essencial para manter a qualidade e a humanização no atendimento oferecido aos pacientes. “Como psicóloga e colaboradora também, expresso a minha gratidão aos que pensaram e lutaram para que esse espaço fosse construído. Que a sala ConViver cumpra com o seu propósito de proporcionar um ambiente acolhedor e inspirador para cada um de nós”, finalizou.
Além do grupo de gestantes, o espaço já foi apresentado ao Núcleo de Educação Permanente (NEP) e às Comissões de Mediação e Conciliação, de Comunicação Interna e Eventos, de Humanização, de Qualidade de Vida no Trabalho e de Relações de Trabalho, além do Comitê de Ergonomia e CIPA. A ideia é que as comissões utilizem o espaço com atividades voltadas ao trabalhador.
O espaço ganhou forma com o esforço conjunto da Divisão de Gestão de Pessoas, da Gerência Administrativa, da Auditoria, do Setor de Infraestrutura Física e da Divisão de Gestão do Cuidado.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.