Categorias
Pesquisar
Banner Programa Sidney Silva
Transplante de córnea, consiste na retirada da córnea doente por uma sadia - (Foto: Getty Images)
Transplante de córnea, consiste na retirada da córnea doente por uma sadia - (Foto: Getty Images)

O Rio Grande do Norte registrou aumento no número de transplantes de medula óssea e córnea nos seis primeiros meses de 2024. De acordo com dados do Ministério da Saúde, de janeiro a junho deste ano foram realizados 194 transplantes desse tipo, um número 71% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

O número total de transplantes também teve aumento. No ano passado, o primeiro semestre teve 220 transplantes realizados, contra 140 nos seis primeiros meses do ano anterior – um aumento de 57%.

A divulgação dos números de transplantes realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi realizada no âmbito da campanha “Setembro Verde”, lançada nesta semana pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos.

O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) é o maior programa público do mundo, responsável pela regulamentação, controle e monitoramento do processo de doação e transplantes realizados no Brasil. Cerca de 88% do financiamento é custeado pelo SUS, que atualmente conta com 728 estabelecimentos habilitados para a realização de transplantes em todos os estados.

g1/RN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp