Categorias
Pesquisar
Banner Arleide Ótica
NEONATAL BLOG  CERTO

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou, na quarta-feira (18), o 1º Curso de Capacitação em Coletas Especiais para a Triagem Neonatal Biológica (Teste do pezinho), voltado para enfermeiros e técnicos de enfermagem das maternidades e UTIs neonatais do Estado.

Organizado pela Área Técnica Estadual de Triagem Neonatal, Área Técnica Estadual de Saúde da Criança e Aleitamento Materno e Rede Materno Infantil,  o curso tem carga horária de 16 horas, dividido em teoria e prática e será certificado pela Escola de Saúde Pública do RN após conclusão da aula prática. 

A triagem neonatal a partir da matriz biológica, “teste do pezinho”, é um conjunto de ações preventivas, responsável por identificar precocemente indivíduos com doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas, endocrinológicas e infecciosas, para que estes possam ser tratados em tempo oportuno, evitando as sequelas e reduzindo a mortalidade infantil. Além disso, propõe o gerenciamento dos casos positivos por meio de monitoramento e acompanhamento da criança durante o processo de tratamento. 

Para as crianças que nascem saudáveis e recebem alta com 48 horas de vida, a coleta do exame é realizada na Unidade Básica de Saúde do seu município. Já para aquelas crianças que, por algum motivo, precisam permanecer internadas após o nascimento ou necessitam de UTI Neonatal, é necessário que a coleta seja feita ainda durante o período de internação, cumprindo os protocolos para cada caso, sendo, por este motivo, denominada de coleta especial. 

Para garantir que todas as crianças sejam triadas adequadamente e que as intervenções necessárias sejam implementadas o mais cedo possível, a coleta correta e eficiente dos exames é crucial. “Com esse intuito, a Sesap preparou esse curso que possibilitará aos profissionais aprenderem a técnica de coleta em pacientes prematuros, baixo peso ao nascimento ou gravemente enfermos. Além disso, permitirá a qualificação dos serviços já existentes, proporcionará a abertura de novos postos de coletas nas Maternidades do Estado e facilitará aos recém-nascidos o acesso ao exame em tempo oportuno”, explicou a referência técnica da Triagem Neonatal Estadual, Giovanna Rêgo.

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp