O concurso Embrapa, com mais de mil vagas, está cada vez mais próximo de ser aberto. O edital, no momento, passa por uma análise jurídica antes da publicação.
Fontes ligadas à empresa revelaram, com exclusividade ao Qconcursos Folha Dirigida, nesta sexta-feira, 20, que o edital está ‘praticamente pronto’. Mas precisa do aval do jurídico quanto às vagas, cotas e mais regras para ser divulgado.
A expectativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária é para que esse parecer do jurídico seja concedido o quanto antes.
A oferta do concurso Embrapa será de 1.027 vagas, para os cargos de pesquisador, analista, técnico e assistente. As chances serão para todos os níveis de escolaridade.
O edital deve trazer as oportunidades de forma regionalizada, isto é, distribuídas entre as unidades da Embrapa pelo país.
No início de setembro, o diretor-executivo da empresa, Alderi Emídio, informou que a estimativa é para que as provas sejam aplicadas ainda em 2024.
“Existe a perspectiva de que nós realizemos as provas ainda este ano. Estamos finalizando o edital”, disse o diretor, no lançamento do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais.
Há uma preocupação da Embrapa em adequar o edital às leis vigentes, sobretudo quanto às cotas raciais e de pessoas com deficiência, de forma a tornar o concurso mais inclusivo.