O Instituto Qualitta, fez uma pesquisa eleitoral em Caicó (RN), e registrou neste domingo (22), no Tribunal Superior Eleitoral, com previsão de ser divulgada no dia 28 de setembro. As equipes de entrevistadores foram às ruas somente na quinta-feira, dia 19 de setembro, e ouviram 450 pessoas. O registro na Justiça Eleitoral recebeu o número: RN-02189/2024.
A empresa contratante, segundo os registros do Tribunal Superior Eleitoral, foi GEORGE MATHEUS DA SILVA PERES 08678257407. Ele é dono de um blog (www.blogdomatheusperes.com.br) e tem atuação em Natal, e pagou R$ 8 mil.
O Instituto Qualitta, enfrenta vários processos na Justiça Eleitoral nos últimos meses, alguns com decisões de proibição de divulgação de pesquisa e outros com condenação de pagamento de multas.
Em Macaíba, a juíza da 5ª Zona Eleitoral, condenou a empresa Qualitta Empreendimentos Ltda ao pagamento de multa no valor de R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil e duzentos e cinco reais) por divulgação de uma pesquisa irregular sobre a corrida eleitoral naquele município para as Eleições 2024.
A Qualitta já foi condenada por práticas semelhantes no pleito eleitoral deste ano, nos municípios de Jandaíra e Monte Alegre, no Rio Grande do Norte, por irregularidades.
- Veja notícia sobre o assunto: https://blog.tribunadonorte.com.br/heitorgregorio/tre-multa-instituto-em-mais-de-r-53-mil-por-pesquisa-irregular-em-macaiba/
- Sobre as outras cidades, veja também: https://senadinhomacaiba.com.br/instituto-que-registrou-pesquisa-em-macaiba-e-proibido-pela-justica-de-fazer-divulgacao-em-duas-cidades-do-rn/#google_vignette
Veja trecho da decisão da juíza da cidade de Macaíba (RN):