Categorias
Pesquisar
Banner Arleide Ótica
WhatsApp-Image-2024-09-24-at-16.18.28

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) assinaram hoje (24) um acordo de cooperação técnica que permitirá ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRN utilizar o Sittel 2.0, uma ferramenta de gestão e análise de dados de interceptações telefônicas e telemáticas. Além da assinatura, integrantes do MP gaúcho irão capacitar a equipe do Gaeco/MPRN sobre como utilizar o sistema durante esta semana.

“O termo de cooperação técnica com o MPRS será de extrema importância para o MPRN no combate ao crime organizado. Já temos um trabalho bem sólido realizado nessa área e essa interlocução com outros Ministérios Públicos, como é o caso agora do MPRS, são necessárias para o aprimoramento do nosso trabalho, destacou a procuradora-geral de Justiça Elaine Cardoso.”O Sittel é uma excelente ferramenta de gestão, cruzamento e análise de dados, já consolidada no cenário nacional, trará um ganho significativo às investigações estruturadas desenvolvidas pelo MPRN”, explicou o coordenador do Gaeco/RN e promotor de Justiça Mariano Lauria.

“A assinatura do acordo de cooperação técnica é extremamente importante porque possibilita não só que o Sittel, que é esse sistema de investigação de registros telefônicos e telemáticos, seja disponibilizado ao Ministério Público do Rio Grande do Norte, mas como também o MPRN, por meio do seu Gaeco, possa contribuir no desenvolvimento desse sistema e possa haver também uma reciprocidade entre as duas instituições do MPRS e MPRN, para a troca de informações e troca de tecnologia, fundamental hoje para o combate ao crime organizado e a criminalidade em geral”, afirmou o coordenador do Núcleo de Inteligência do MPRS, André Luís Dal Molin Flores.

O Sistema de Interceptação de Sinais Telefônicos e Telemáticos (Sittel) é uma plataforma essencial para órgãos de segurança pública e investigação criminal no Brasil. Sua principal função é otimizar a interação com operadoras de telefonia no cumprimento de ordens judiciais de interceptação telefônica e telemática, viabilizando a coleta de provas em investigações complexas.

MPRN

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube