O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi questionado por jornalistas nesta segunda-feira 30 sobre o fato de não ter mencionado, durante discurso na 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, a crise político-eleitoral que a Venezuela atravessa.
No evento da ONU, na semana passada, o petista tratou de diversos temas, inclusive citou a importância da defesa da democracia. Entretanto, o petista não falou sobre a falta de transparência no processo eleitoral venezuelano.
O pleito foi realizado em julho e o regime autoritário de Nicolás Maduro afirma ter vencido a disputa. A oposição venezuelana diz que o candidato Edmundo González foi o verdadeiro vencedor. As eleições no país vizinho são alvo de questionamentos de países e organismos internacionais.
“Por que eu tenho que falar da Venezuela em todo o lugar? Eu não falo nem da Janja em todo lugar”, afirmou o petista a jornalistas no México, onde participa nesta terça-feira (1º) da posse de Claudia Sheinbaum.
“Por que eu vou falar da Venezuela? Eu falo o que me interessa falar. O discurso que eu queria fazer [na ONU] era aquele. E foi muito bom discurso”, acrescentou Lula.
Com informações do portal G1
AgoraRN