A ExpoPão, maior feira de panificação, confeitaria e pastelaria do Rio Grande do Norte, começou nesta quinta-feira 17, na Ferreira Costa, em Natal. A feira, que reúne empresários do setor para promover a troca de negócios e a apresentação de novidades, segue até esta sexta-feira 18. O evento oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer novas tendências e tecnologias do setor, com a presença de cerca de 50 expositores.
Na abertura do evento, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destacou a importância de criar um ambiente de negócios que fortaleça a panificação. “Estamos promovendo um espaço para que todos os empresários possam interagir e fortalecer o setor de panificação”, afirmou.
Além disso, mencionou que a transição energética, o mercado de carbono e as práticas de ESG (ambiental, social e governança) também foram temas discutidos durante o evento, como parte de uma estratégia mais ampla de evolução do setor. “Esses temas estão sendo bem trabalhados para que os empresários possam pensar em suas estratégias de crescimento”, completou.
O presidente da Federação destacou ainda a relevância da feira para a economia do estado, ressaltando a capilaridade do setor de panificação. “É uma atividade de grande importância, tanto do ponto de vista da empregabilidade quanto da arrecadação. A panificação tem um papel essencial no dia a dia do trabalhador e contribui para a movimentação econômica do estado”, disse ele.
Para o presidente da FIERN, essa iniciativa é um passo importante para o futuro da indústria. “A Indústria de Transformação, que abrange a panificação, é uma prioridade global. No Brasil, com a Nova Indústria Brasil, estamos seguindo essa linha de revitalização, buscando fortalecer a indústria nacional”, explicou Serquiz.
O presidente do SINDIPAN-RN, Ivanaldo Maia, ressaltou a consolidação do evento como referência no setor de panificação. “É um evento que já se consolidou como referência no setor de panificação no RN. Esse é um momento de gratidão a todos que participam”, disse.
Também presente, o superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, parabenizou os organizadores do evento e ressaltou a contribuição da instituição para a realização da exposição, como também mencionou outras iniciativas que contam com esse suporte. “Estou encantado com o modelo e com o local. Acho que esse é o local ideal para fazermos eventos desse porte e com essa importância”, disse.
Além das exposições e palestras, a ExpoPão também marcou a assinatura do convênio do projeto Inovapan, que busca fortalecer o setor de panificação no RN. O projeto, que envolve cerca de 80 empresas e um investimento de R$ 450 mil em dois anos, foi celebrado como uma iniciativa importante para o desenvolvimento do setor.
O evento é organizado pelo Sindicato da Indústria de Panificação, Confeitaria e Similares do RN (SINDIPAN-RN), com o apoio de entidades como FIERN, SEBRAE, CNI, AIPAN, Rede Pão e PROCOMPI, e tem como objetivo impulsionar o setor, proporcionando um ambiente de interação e aprendizado.
Empresas do setor puderam expor novos produtos
A feira também oferece uma série de palestras gratuitas sobre temas como gestão, liderança e finanças, além da aguardada “Cozinha Show”, onde chefs renomados demonstram técnicas e receitas que estão ditando as tendências do setor.
Para Carlos José, presidente da AIPAN, a ExpoPão é uma oportunidade única para os empresários saírem da rotina e se atualizarem. “Aqui eles podem interagir com novos fornecedores e conhecer as tendências que estão sendo aplicadas a nível mundial”, afirmou.
Evandro Galdino, presidente da Rede Pão, ressaltou o papel da ExpoPão na demonstração da força do setor. “Estamos mostrando aqui no Ferreira Costa a nossa força, a força da panificação, e queremos agregar valor ao setor e mostrar esse potencial”, disse Galdino.
AgoraRN