A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou, na quinta-feira, 17, a cerimônia comemorativa aos 50 anos do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O evento aconteceu na Escola de Música da UFRN, onde estiveram presentes estudantes, docentes, servidores técnico-administrativos e terceirizados que fazem parte da história da unidade, entre eles o reitor em exercício da UFRN, Henio Ferreira de Miranda, que já atuou como diretor do CCS.
“Sinto uma enorme alegria e satisfação de participar deste momento de comemoração”, compartilhou Henio Miranda, ao expressar a gratidão a todas as pessoas que contribuíram para o fortalecimento do centro e reconhecer o empenho da comunidade universitária para a sua evolução constante. O reitor em exercício ressaltou a extensa estrutura do CCS, que se reverte em elevada produção científica e uma íntima relação com a sociedade, por meio das centenas de ações de extensão e assistência voltadas à comunidade externa.
O esforço pela qualidade acadêmica também foi destacado por Henio Miranda, ao citar os resultados positivos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). “Isso se reflete em uma formação cada vez mais qualificada, a fim de diplomar profissionais de saúde capacitados e preparados para atender às demandas da sociedade”, adicionou o gestor, ao reconhecer a contribuição do CCS para o cumprimento da missão social da UFRN.
A trajetória da unidade cinquentenária foi detalhada pelo professor Stênio Gomes da Silveira, que rememorou pontos importantes da presença da unidade na UFRN e na sociedade, onde estão presentes os profissionais de saúde formados pela instituição. De acordo com Stênio Gomes, a universidade já formou “um mundo de pessoas que engrandecem as profissões exercidas e a assistência à saúde em Natal, no Rio Grande do Norte e no Brasil”.
Criado em 1974, o Centro de Ciências da Saúde teve como primeiro diretor o professor Fernando Ezequiel Fonseca. Atualmente, é dirigido pelos professores Antônio Lisboa Costa e Breno Cabral, que participaram da solenidade comemorativa e foram homenageados pelos integrantes da unidade. A evolução ao longo dos 50 anos foi destacada por Antônio Lisboa Costa, ao mencionar a atualização constante do CCS para atender às demandas acadêmicas e sociais. Para tanto, o centro tem estabelecido cada vez mais parcerias com instituições internas e externas à UFRN. O diretor ainda citou a contribuição da unidade para o Sistema Único de Saúde (SUS), para o qual são promovidas ações como assessorias, capacitações e elaboração de projetos.
“O sucesso dos egressos é reflexo do trabalho árduo e do compromisso de todos os que fazem o CCS”, afirmou Antônio Lisboa Costa, ao reforçar que o legado da unidade é resultado de um trabalho coletivo e colaborativo. “Continuaremos a olhar para o futuro, cientes dos desafios que o ensino em saúde enfrenta, mas motivados pela certeza de que o CCS está preparado. Que o marco de 50 anos seja o ponto de partida para novas conquistas”, finalizou.