Desde o dia 9 de outubro, Brasília está sediando a maior etapa dos Jogos Universitários Brasileiros, o Jubs 2024. Os jogos, que acontecem até o dia 19 deste mês, são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Mais de seis mil estudantes de todo o país participam. Neste ano, 110 atletas do RN estão em Brasília representando a UFRN em 17 modalidades diferentes. O Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) abrigará a maior parte do evento.
Para conquistar a vaga no Jubs, os atletas precisam ser convocados para integrar alguma das equipes esportivas da UFRN ou participar de seletivas. Posteriormente, as equipes competem nos Jogos Universitários do Rio Grande do Norte (Jurns) para disputar as vagas com outras instituições de ensino superior (IES) do estado. Os representantes da UFRN participam da competição nacional nas seguintes modalidades: atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, basquete, cheerleading, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, League of Legends, natação, taekwondo, tênis de mesa, wrestling e xadrez.
A expectativa é que a UFRN continue entre as dez melhores IES do Brasil no esporte universitário. Na edição de 2024, a Universidade já conquistou 13 medalhas. Três de bronze com Francisca Érica Araújo de Andrade, no wrestling; Davi Honorato Gomes Mota Lopes, no taekwondo; e Maria Clara de Oliveira Bezerra, no jiu-jitsu. Dez de ouro com Laura Beatriz Peixoto Paiva e Raysla Juliana Ribeiro Barbosa, no taekwondo; Francisca Rodrigues da Silva, nos lançamentos de disco e de dardo; e Cícero Filho Tavares, Gabriel Kedson da Silva Porto e Johnathan Allan Pereira de Farias, no arremesso de peso e no lançamento de dardo.
Na UFRN, existe a dupla carreira, situação em que os atletas conciliam aulas, estágios e empregos com as rotinas de treinamento das equipes esportivas. “Mesmo com todas as dificuldades, os alunos costumam trazer ótimos resultados nas competições universitárias nacionais”, afirma Alexandre Bulhões, coordenador de esportes da UFRN. De acordo com Bulhões, a participação dos alunos nos jogos é importante para que a política de esportes da Instituição permaneça sendo um guia entre vida acadêmica e atividade desportiva.