Na manhã deste domingo (20), o Governo do Rio Grande do Norte foi representado na 9ª edição da Primavera Copegam, um evento com foco na preservação ambiental, se mantendo atento à beleza da natureza e o convívio com os recursos naturais, e realizado pela Coordenadoria Permanente Estadual de Gestão Ambiental, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (Copegam/TJRN), em parceria com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAMB) da Polícia Militar do RN (PMRN).
O evento contou com uma série de ações alusivas ao tema da preservação ambiental, incluindo atividades físicas, com a “Corrida Ambiental”, celebrando 27 anos do Batalhão de Policiamento Ambiental, e “Caminhada Primavera”, com percurso em torno da Lagoa Manoel Felipe, na Cidade da Criança, na zona Leste de Natal.
Após isso, as atenções se voltaram para um momento de homenagens e agradecimentos às autoridades e parceiros que prestaram serviços relevantes à causa da sustentabilidade na gestão pública estadual, e finalmente, um ato simbólico de plantio de mudas de ipê, realizado na área da Cidade da Criança, e que marcou o encerramento das atividades.
A governadora Fátima Bezerra foi uma das homenageadas, dando nome a um dos ipês plantados na ocasião. Outras autoridades da administração pública, como o diretor geral do Idema, Werner Farkatt; e o diretor da Fundação José Augusto, Gilson Matias, também receberam homenagens, além de representantes do poder judiciário.
O Desembargador Francisco Saraiva Sobrinho, Coordenador do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais, do Tribunal de Justiça do RN (NAPS/TJRN), celebrou o momento lembrando.
“Nós estamos felicíssimos, é um momento bem ímpar, nós estamos plantando a própria vida. Isso quer dizer, enquanto esse ipê, que tem vida longa, estiver aqui, nós estaremos vivos com ele. E isso mostra que nós não apenas condenamos, não apenas aplicamos pena, mas também participa do lado social perante à natureza através da Copegam, dando vida a quem deve ter vida”, disse Saraiva Sobrinho.
Governo do RN investe na preservação ambiental
A questão ambiental é uma pauta importante na gestão do Governo do Estado, fortalecendo ano após ano o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) do Rio Grande do Norte, que nos últimos anos passou por uma verdadeira reestruturação, com investimentos em tecnologia e na contratação de pessoal, fortalecendo o corpo técnico do órgão ambiental.
Esse fortalecimento permite que o Idema trabalhe de forma mais célere, garantindo assim maior segurança jurídica e ambiental no RN. Isso é refletido no número de licenças emitidas pelo órgão, que saltou de 2.429 em 2019, para 6.429 até este momento no ano de 2024. São 11 Unidades de Conservação Ambiental Estaduais espalhadas por todo o RN sendo conduzidas pelo Idema. Elas estão divididas em áreas de preservação permanente e áreas de uso sustentável, com o intuito de assegurar proteção da natureza e qualidade de vida das gerações presentes e futuras.