Após 30 dias de obra da engorda de Ponta Negra o primeiro quilômetro foi liberado para os banhistas que frequentam a orla urbana de Natal. O serviço já está em 25% de conclusão. A expectativa da Prefeitura de Natal é que ainda neste ano de 2024 toda obra da engorda da praia de Ponta Negra seja entregue à população.
Com a faixa de areia mais larga, os banhistas já podem aproveitar o mar no trecho liberado. Uma das diferenças mais notadas pela população é a coloração da areia localizada entre o hotel Serhs e o Ocean Palace que está bem mais escura e há um declive no acesso ao mar. Mas tudo está dentro do esperado.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura de Natal não houve intercorrências no processo após o dia 20 de setembro. Nesta semana, os gestores do município pretendem fazer uma reunião com a DTA Engenharia para fazer uma avaliação dos primeiros 30 dias da obra.
Os recursos para execução da engorda de Ponta Negra atingem R$ 73 milhões. As obras foram reiniciados após a prefeitura encontrar nova jazida com areia de qualidade e suficiente e decretar emergência nas praias de Ponta Negra e Via Costeira devido o risco de colapso em diversos pontos da orla, atingindo hotéis, passeio público e drenagem. A Agência Nacional de Mineração aprovou a extração de areia da nova jazida que está alimentando as obras da engorda de Ponta Negra.
A justiça também determinou que o Idema se abstenha de “impor obstáculos” à execução das obras da engorda da Praia de Ponta Negra. A meta é de que a faixa de areia nas praias de Ponta Negra e parte da Via Costeira seja alargada para até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta.