A banca escolhida ficará responsável por receber as inscrições e aplicar as provas aos candidatos. A estimativa é que o edital do concurso possa ser divulgado ainda este ano, mas as provas só devem ser aplicadas no início de 2025.
Concurso ICMBio tem autorização para 350 vagas
A autorização para o concurso do ICMBio foi concedida inicialmente no mês de julho, com 180 vagas para analistas.
No final de agosto, depois de um pedido da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e da maior preocupação com a causa ambiental, a oferta foi ampliada para 350 vagas.
A portaria que aumentou as oportunidades do novo concurso, divulgada no dia 30 de agosto, atualizou também os prazos e regras para abertura das vagas.
O ICMBio terá seis meses (180 dias) para a publicação do edital, a partir da ampliação da oferta (30 de agosto). Assim, o documento deverá ser disponibilizado até 26 de fevereiro de 2025.
As provas do concurso, por sua vez, deverão ocorrer no período mínimo de dois meses após o edital.
Como o ICMBio tem pressa para o ingresso dos novos servidores, o edital do concurso está previsto para ser publicado ainda este ano.
Tenha uma preparação completa para o concurso ICMBio. ACESSE AQUI e confira!
Saiba os cargos, requisitos e salários do concurso ICMBio
As 350 vagas autorizadas para o concurso ICMBio serão distribuídas da seguinte forma:
- analista administrativo: 120 vagas; e
- analista ambiental: 230 vagas.
Os dois cargos têm como requisito o nível superior completo em qualquer área de formação.
A remuneração, em início de carreira de analista administrativo e analista ambiental, é de R$10.735,72.
Esse valor já conta com as gratificações e o novo auxílio-alimentação de R$1 mil. A jornada de trabalho é de 40 horas.
Prepare-se para os concursos Ibama e ICMBio com um GUIA COMPLETO de estudos mais questões comentadas. Baixe gratuitamente aqui!
Último concurso ICMBio foi aberto em 2021
O último concurso ICMBio teve edital em 2021. Foram disponibilizadas 171 vagas imediatas, sendo 110 para técnico ambiental e 61 para analista ambiental.
Para concorrer ao cargo de técnico ambiental foi preciso ter o ensino médio completo, enquanto o cargo de analista ambiental exigia a formação superior.
O processo seletivo foi conduzido pelo Cebraspe, que ficou responsável pelo recebimento das inscrições e pela aplicação das provas.
Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas. A prova objetiva para técnico ambiental contou com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 Específicos.
Para analista ambiental, a prova foi composta por 100 questões, que foram divididas entre 40 de Conhecimentos Básicos e 60 Específicos.
No exame discursivo a cobrança variou conforme o cargo, sendo:
- técnico: uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de tema relacionado ao Meio Ambiente e à Amazônia; e
- analista: uma redação de texto dissertativo de até 45 linhas, abordando uma situação-problema a respeito de temas relacionados aos Conhecimentos Específicos constantes do item 13 do edital e relacionados à Amazônia.