Categorias
Pesquisar
Banner FCST
SESI CORAL 222

Com intenção de aproximar ainda mais o setor produtivo da cultura, o Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN) realizou o projeto “Corais nas Indústrias”. A iniciativa, que aconteceu de forma gratuita, entre setembro e outubro deste ano, visa promover o sentimento de pertencimento, fortalecer laços entre os funcionários e transformar o ambiente de trabalho com o enriquecimento cultural.

A iniciativa faz parte do SESI Cultura, que promove uma série de atividades voltadas para trabalhadores das indústrias e a comunidade, envolvendo jovens, crianças e adultos em uma vasta programação cultural. Guararapes, Bonor, Correios e Slup foram as indústrias que participaram da iniciativa nas últimas semanas.

Valéria Marinho, gerente executiva de Cultura do SESI-RN, comenta que é objetivo do projeto promover integração e momentos de lazer dentro das empresas, como um momento de formação dos colaboradores. “Esta é uma forma de entretenimento, mas também de integração e de formação”, disse. “Isso é muito importante para a empresa porque há essa troca entre os colaboradores. O nosso propósito é tornar o clima de trabalho mais simpático, mais agradável e mais leve”, finaliza.

De acordo com o maestro Eugênio Graça, a atividade é uma forma de aproximar as indústrias do Sistema FIERN através da cultura. “É muito importante essa interação que existe entre a cultura do SESI e as indústrias. O nosso presidente, Roberto Serquiz, teve essa ideia de que as indústrias precisavam estar mais próximas. Iniciativas como essa fazem isso, aproximam as indústrias do Sistema”, destaca.

A dinâmica do projeto envolveu a realização de seis encontros em cada empresa participante, com uma hora de duração cada. O professor e o material didático necessário para as aulas foram fornecidos pelo SESI-RN, já as indústrias ficaram com a responsabilidade de divulgar internamente a oportunidade e disponibilizar uma sala para a realização das atividades.

Para fechar esse ciclo, o SESI-RN realiza nesta quinta-feira (31), às 19h, a Mostra Cultural do programa SESI Formando Talentos, evento que reunirá as produções artísticas desenvolvidas pelos alunos ao longo do ano.

A apresentação, aberta ao público e com entrada gratuita, acontecerá no Solar Bela Vista, oferecendo ao público uma experiência com apresentações de artes cênicas, música e uma feira de artesanato. Para participar, é necessário levar 1kg de alimento não perecível. Garanta a sua vaga gratuitamente pelo. Garanta a sua vaga pelo https://www.sympla.com.br/produtor/sesirncultura

Projeto reuniu colaboradores nas indústrias

Na Guararapes, por exemplo, cerca de 40 colaboradores se envolveram no projeto e tiraram 1h da semana para se dedicar à música. Segundo relatos, a iniciativa é fundamental para manter o equilíbrio entre trabalho e descanso.

Jairo Amorim, diretor executivo Industrial da empresa, comenta como foi a adesão dos colaboradores pela ideia. “Quando o SESI trouxe essa oportunidade de programa de desenvolvimento de corais, nós ficamos muito felizes e imediatamente abraçamos a ideia. Para nossa surpresa, houve interesse e ficamos felizes em saber que 40 pessoas, de imediato, se inscreveram no programa”, detalha.

Fábio da Silva é analista de encaixe na Indústria Guararapes e participa do projeto Corais nas Indústrias. Ele destaca a importância da iniciativa para o seu dia a dia. “É uma experiência importante porque tiramos um momento para nos reunir com nossos colegas e para mostrar essa iniciativa do SESI, que nos une”, disse.

O relato é complementado por seus colegas, como Alexandre Arthur, auxiliar de logística da empresa. “É perceptível a forma como chegamos e saímos. Como é bom estar aqui. Saio daqui mais leve, mais solto, saio mais livre, animado”, completa.

Nos Correios, colaboradores aposentados também aderiram ao projeto, como destaca a superintendente estadual do Correios do RN, Jaqueline Costa. “O coral vem trazendo mais integração entre nossas empregadas e empregados de várias áreas, e o que vem se estendendo aos aposentados, que retornam aos Correios para participar do coral”, disse.

Edvane Almeida é uma das instrutoras que trabalhou com os alunos durante os ensaios. Ela aceitou o desafio de liderar uma turma com vozes diferentes e pessoas que ainda não tinham experiência com a música. “É um trabalho de formiguinha. Nós tivemos quatro encontros com pessoas que trabalham o dia todo e não têm muito tempo para praticar, mas o resultado é encantador”, descreveu.

Frans Ribeiro, instrutor do SESI-RN nos Correios, destacou a importância da iniciativa na integração dos participantes. “O importante do projeto é que a gente integra as pessoas. Às vezes elas estão no mesmo espaço, mas não se conhecem. Os ensaios proporcionam a eles se aproximarem”, observou.

SESI Cultura

Como parte de uma iniciativa do SESI Cultura, também está inserido o SESI Formando Talentos, com ações de formação, oferecendo oficinas de artes cênicas (teatro, dança, arte circense e construções de bonecos mamulengo) e música para crianças, jovens e adultos, além de formações em artesanato para jovens e adultos.

As ações de formação em artes ocuparão três territórios distintos: Escolas do SESI (São Gonçalo do Amarante, Mossoró e Macau); SESI Solar Bela Vista e a comunidade da Rocas, na capital.

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube