O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) abriu inscrições para uma nova turma do Programa de Residência em Tecnologia da Informação (TI), que será realizada em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ/AC). Ao todo, são oferecidas 20 vagas para residentes, com bolsas mensais de R$ 3 mil.
Os selecionados atuarão nas áreas de Business Intelligence e Analytics. As inscrições podem ser feitas, de maneira gratuita, até o dia 8 de novembro, por meio do formulário disponível neste link. É exigido que os candidatos sejam formados em curso de graduação em Computação ou áreas afins, ou que estejam na condição de concluintes.
Das 20 vagas, 12 são destinadas ao público externo ao Tribunal e oito aos servidores do TJ/AC. O Edital nº 001/2024, que disciplina o processo seletivo, estabelece que, entre as vagas ofertadas, seis serão reservadas para mulheres, seis para negros, duas para indígenas, duas para pessoas com deficiência (PCD) e quatro para ampla concorrência.
Os residentes terão carga horária de 30 horas semanais. As atividades práticas junto ao TJ/AC serão presenciais, enquanto as aulas teóricas ocorrerão remotamente, por meio das plataformas de videoconferência da UFRN.
O processo seletivo é composto de quatro fases: homologação das inscrições; prova de conhecimentos específicos; etapa de heteroidentificação; e divulgação do resultado final. A prova de conhecimentos específicos será aplicada em Rio Branco, na Universidade Federal do Acre (UFAC), no dia 17 de novembro, com início às 8h (horário local).
O resultado final será divulgado em 2 de dezembro, na seção Editais do site do IMD. A aula inaugural da pós-graduação está prevista para 9 de dezembro de 2024.