Categorias
Pesquisar
Banner B Card Seridó
Diabete teste - Foto: Pexels

Um estudo preliminar aponta que um novo sistema, que combina vídeo de alta velocidade e algoritmos de inteligência artificial (IA), pode diagnosticar rapidamente hipertensão e diabetes tipo 1 ou 2, dispensando exames de sangue e equipamentos médicos caros. A pesquisa será apresentada nas Scientific Sessions 2024 da American Heart Association, de 16 a 18 de novembro em Chicago.

De acordo com o jornal O Globo, os pesquisadores descobriram que alterações sutis no fluxo sanguíneo no rosto e nas mãos, capturadas por uma câmera de vídeo de alta velocidade em 150 frames por segundo, podem ser analisadas por algoritmos de IA para detectar hipertensão e diabetes. “Este método poderá algum dia permitir que as pessoas monitorem a sua própria saúde em casa e poderá levar à detecção precoce e ao tratamento da pressão arterial elevada e da diabetes em pessoas que evitam exames médicos e análises ao sangue”, destacou Ryoko Uchida, autora do estudo e pesquisadora na Universidade de Tóquio.

O estudo incluiu 215 participantes, dos quais 62 foram diagnosticados com hipertensão e 44 tinham diabetes ou nível elevado de hemoglobina glicada. Os resultados mostraram uma precisão de 94% na detecção de hipertensão e 75% na identificação de diabetes, comparados aos métodos tradicionais. Uchida enfatizou a necessidade de mais etapas antes que a tecnologia esteja disponível fora do ambiente de pesquisa e mencionou que ajustes, como incorporar algoritmos que considerem arritmias, ainda são necessários.

Siga o Agora RN nas redes sociais

Instagram

Facebook

X (Ex-Twitter)

LinkedIn

TikTok

WhatsApp

AgoraRN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp