Categorias
Pesquisar
Banner Arleide Ótica
Vereador do Psol de Natal avalia que atual jornada de trabalho prejudica empregados de diversos setores da economia - Foto: Verônica Macedo / CMN

O vereador de NatalRobério Paulino (Psol) criticou a jornada de trabalho no regime 6×1, defendendo que a medida “escraviza milhões de trabalhadores no Brasil”, nesta quarta-feira 13. O parlamentar criticou a reforma trabalhista, relatada pelo hoje senador Rogério Marinho (PL) e que a atual jornada prejudica trabalhadores de diversas áreas, como supermercados e call centers, afetando especialmente a convivência familiar. Robério convidou os vereadores e a população para um ato em Natal nesta sexta-feira 15, como parte da mobilização nacional.

“Uma mãe, por exemplo, que tem uma filha pequena, quase já não vê a filha durante a semana. Por quê? Porque já não tem mais sábado, domingo, horário durante o dia. A criança estuda pela manhã, a mãe entra às 11h da manhã no trabalho, chega às 8h da noite, a criança está dormindo e quase não vê o seu filho. Quem tem filhos novos, sabe do que eu estou tratando. Isso foi fruto da reforma trabalhista do senhor Rogério Marinho”, lamentou o vereador, ao ressaltar o impacto pessoal e familiar das jornadas excessivas.

Robério relatou o crescimento do movimento “Vida Além do Trabalho”, iniciado no Rio de Janeiro pelo vereador eleito Rique Azevedo (Psol-RJ) e que, em pouco tempo, conquistou atenção nacional. Segundo ele, o movimento pretende “acabar com a semi-escravidão” da jornada de 6×1, que obriga trabalhadores a seis dias consecutivos de serviço, muitas vezes ultrapassando fins de semana e feriados, sem garantir folgas regulares.

Ele ressaltou a força que a pauta alcançou nas redes sociais e no Congresso Nacional, onde a deputada Erika Hilton apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que está em processo de coleta de assinaturas para protocolo, para limitar esse tipo de jornada. “Já temos mais de 100 assinaturas, e a bancada do PT, Psol e PCdoB têm apoiado ativamente”, informou.

Mobilização nacional. Robério Paulino também convocou a população para uma manifestação local e convidou os colegas da Câmara para participarem do ato em Natal, como parte da mobilização nacional. “Faço um convite a todos os colegas para que participem do ato nacional contra a jornada de 6×1, que acontecerá em frente ao Midway na próxima sexta-feira”, anunciou, mencionando que o evento terá apoio de sindicatos e movimentos sociais locais e nacionais.

O vereador observou que o avanço tecnológico permitiria uma jornada de seis horas diárias e citou a experiência de países europeus, como a Alemanha, onde a redução de jornada já foi implementada, proporcionando melhor qualidade de vida aos trabalhadores. “A vida não é só trabalho. A vida é também lazer, tempo para a família, para estudar, para os filhos”, afirmou.

Robério enfatizou a importância de pressionar os parlamentares do RN para que assinem a PEC em tramitação no Congresso. “Aqueles que não assinarem, vamos dizer o nome aqui. Na hora de votar, eles se colocam contra os trabalhadores e a população trabalhadora”, declarou.

AgoraRN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp