Por proposição da vereadora Camila Araújo (União Brasil), a Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene nesta segunda-feira 18 para lembrar o Dia da Marinha (11 de junho) e o Dia do Marinheiro (13 de dezembro), além de celebrar os que dedicam seus esforços na proteção dos mares do Brasil. Estiveram presentes na solenidade, representantes das Forças Armadas, autoridades políticas, familiares e amigos dos homenageados.
“São duas datas importantes. Comemoramos aqui o Dia da Marinha Brasileira, data associada à Batalha Naval de Riachuelo, que completou 159 anos e ficou registrada como a data magna da Marinha. Já o Dia do Marinheiro homenageia os responsáveis por defender a nação brasileira nos rios e oceanos. Portanto, para mim, é motivo de muito orgulho, alegria e satisfação, haja vista que sou completamente apaixonada pela nossa Marinha”, declarou a vereadora Camila Araújo.
Ao fazer uso da palavra, o vice-almirante Alexander Reis Leite agradeceu ao Legislativo natalense pela parceria e honra prestada. “Por ordem do Comandante da Marinha, não houve a celebração do Dia da Marinha, no dia 11 de junho, por causa da situação que o Rio Grande do Sul vivia naquele momento. Então, passamos esse tempo hermanados com o povo gaúcho e deixamos para comemorar nossas datas em um outro momento. A oportunidade chegou e estamos gratos por essa homenagem à Marinha e ao Dia do Marinheiro, que muito fala ao meu coração”.
Na ocasião, também foi feita a entrega do Título de Cidadão Natalense a Marco Antônio Veppo dos Santos. Natural de Itaqui (RS), o engenheiro mecânico, bacharel em Ciências Navais e com uma extensa carreira na Marinha, atuou em missões da ONU e ocupou diversos cargos, incluindo assessor no 3º Distrito Naval em Natal, onde se dedicou à Lei da Cultura Oceânica.
Camila Araújo ressaltou a relação do homenageado com a capital potiguar. “Ele é gaúcho, mas há um bom tempo vive nesta terra ensolarada e tem prestado relevantes serviços ao nosso povo. Como Assessor de Relações Institucionais da Marinha, Marco Antônio estabelece as pontes que ligam a instituição aos entes governamentais de Natal e do Rio Grande do Norte. Título mais que merecido”, disse ela.
“Estou muito satisfeito por ter sido agraciado com a cidadania natalense. Escolhi Natal para viver. Cheguei aqui em 1988 e no primeiro ano me casei. Aliás, minha esposa e minhas filhas são daqui. Moramos em outras cidades, até que eu decidi ir para a reserva e a possibilidade de voltar para Natal surgiu. Chance que aceitamos com grande prazer e, realmente, foi uma das melhores escolhas que fizemos, pois a vida em Natal é muito melhor do que em qualquer outro lugar que eu conheci”, comemorou Marco Antônio Veppo dos Santos.
AgoraRN