Um motorista de ônibus escolar foi autuado na BR-405, no município de Rafael Fernandes, Rio Grande do Norte, após se recusar a realizar o teste do bafômetro. O caso ocorreu na altura do quilômetro 160 e foi registrado por um estudante que gravou o flagrante em vídeo.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor foi abordado durante fiscalização e aconselhado a realizar o teste de alcoolemia, mas se recusou. Apesar disso, ele admitiu ter consumido bebida alcoólica antes de assumir o volante, colocando em risco a segurança dos estudantes que transportava.
A irresponsabilidade poderia ter causado uma tragédia, já que o transporte escolar estava em movimento com crianças e jovens a caminho da escola ou faculdade. Segundo registros, acidentes graves já ocorreram este ano na mesma rodovia, como o caso em fevereiro, quando quatro pessoas morreram em uma colisão frontal.
Após a abordagem, outro motorista habilitado foi acionado para conduzir os estudantes ao destino final. Já o condutor que admitiu ter bebido foi autuado em R$ 2.934,70 e terá o direito de dirigir suspenso por 12 meses.