Categorias
Pesquisar
Banner GOV Dezembro
CINE UERN 22222

Com exibição especial do filme “Corisco e Dadá”, dirigido por Rosemberg Cariry, foi realizada na noite desta segunda-feira, 21, o encerramento da programação do II Cine Árido – Mostra Audiovisual do Semiárido, no Multicine Cinemas, no Partage Shopping Mossoró. Na ocasião, também foi entregue a premiação aos melhores filmes da mostra.

O II Cine Árido é uma iniciativa do projeto de extensão Vozes do Semiárido, do curso de Jornalismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo. O evento conta com o apoio do Ministério da Cultura, do Governo do Rio Grande do Norte, da Fundação José Augusto, da Uern, do SESC RN e da Grão de Cinema.

A reitora Cicília Maia destacou que é uma alegria para a Uern participar dessa Mostra que valoriza e dá voz ao semiárido. “É uma felicidade fazer parte deste importante evento, quero aqui mostrar o nosso reconhecimento ao trabalho de todos os envolvidos. É gratificante ver que estamos a cada dia tocando e transformando a vida das pessoas com educação e cultura”, declara.

O cineastra Rosemberg Cariry, convidado especial do Cine Árido, agradeceu a oportunidade de participar da mostra. “O semiárido é rico em potencialidades. É muito gratificante poder participar de um evento que exalta a região”, declara. Cariry também ressaltou a importância de ter a Uern como parceria do evento. “A Universidade tem um papel decisivo no desenvolvimento da cultura, social e econômico da região. É muito bom contar com a participação da Universidade em um evento deste porte”, declara.

Durante a solenidade, foi entregue troféus aos curtas-metragens nas categorias caatinga, potiguar, originários, universitária e infantil. A relação dos vencedores em cada categoria estará disponível mais abaixo.

Após a premiação, foi exibido o filme “Corisco e Dadá”. O longa conta a história de Dadá, que foi sequestrada aos 12 anos de idade pelo cruel Capitão Corisco e passou a viver a difícil vida do cangaço. Aos poucos, surge um companheirismo entre os dois, capaz de transformar o ódio em um amor que muda a história do cangaceiro.

Inspirado por uma entrevista feita com Dadá, pelo cineastra Rosemberg Cariry, o filme é uma história de ficção, baseado nos depoimentos de Dadá. “É uma história de ficção, com um pé na realidade e outro no místico”, descreve. Um clássico do cinema nacional, o filme é protagonizado pelos atores Chico Diaz e Dira Paes, e acumulou seleções e prêmios em festivais internacionais.

O Cine Árido é uma mostra audiovisual, que tem como principal objetivo dar visibilidade sobre a região e sobre a produção audiovisual no semiárido.

VENCEDORES DO II CINE ÁRIDO

Melhor filme – categoria infantil: Ciderela Nordestina , de Serra Branca (PB)
Melhor filme – categoria universitária: Por você, de Mossoró (RN)
Melhor filme – categoria Originários – Estamos vivos e atentos, de Morro do Chapéu (BA)
Menção honrosa – categoria Originários – Atikum – Entre Gerações, de Salgueiro (PB)
Melhor filme – categoria Potiguar – Agora Sou 

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp