A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), em parceria com a Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio do Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (GREF/DEIC), deflagrou na terça-feira (26), a “Operação Repressão Integrada”. A ação resultou no cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), contra um casal suspeito de aplicar o golpe do “novo número” em uma vítima de Natal.
De acordo com as investigações, o casal se passou pelo filho da vítima em mensagens enviadas pelo WhatsApp, alegando ter trocado de número. Utilizando fotos do suposto familiar, os suspeitos pediram ajuda financeira, alegando dificuldades temporárias. A vítima, convencida pela narrativa, realizou seis transferências bancárias, totalizando R$19.640,00, em outubro deste ano.
A DRCC da PCRN identificou que os suspeitos estavam no estado de Goiás e acionou a PCGO para troca de informações de inteligência policial. A cooperação permitiu a representação pelos mandados de prisão e busca e apreensão, que foram deferidos pela Justiça.
Na tarde de terça-feira, equipes do GREF/DEIC localizaram os suspeitos nos bairros Village Santa Rita e Cidade Jardim, em Goiás. Eles foram presos e conduzidos à DEIC para os procedimentos cabíveis. Os suspeitos foram interrogados na presença de um advogado e, após os trâmites legais, permaneceram à disposição do Poder Judiciário. Eles responderão inicialmente por associação criminosa, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro.
A Polícia Civil reforça que a atuação integrada entre a PCRN e a PCGO evidencia que o ambiente digital não é barreira para o enfrentamento ao crime. Denúncias podem ser realizadas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.