O livro Abordagens Científicas no Seridó Geoparque Mundial da Unesco: contribuições do comitê científico, organizado pelos professores Matheus Lisboa Nobre da Silva, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Marcos Antonio Leite do Nascimento, do Departamento de Geologia da UFRN, conquistou o segundo lugar na categoria Ciências Naturais e Matemáticas no 10º Prêmio ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias). A premiação ocorreu em 21 de novembro.
Editada pela Editora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (EDUERN), a obra conta com a colaboração de 27 autores pertencentes a diversas áreas do conhecimento, como geologia, geografia, turismo, engenharia urbana e ambiental e educação. Os oito capítulos presentes na obra expõem a diversidade do Geoparque Seridó, abordando tanto os patrimônios naturais e culturais existentes como também as atividades científicas que o local pode oferecer.
Segundo o professor Marcos Nascimento, que também é Coordenador Científico do Seridó Geoparque Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), “a premiação mostra que estamos no caminho certo quanto a popularização do conhecimento, dando visibilidade ao que os pesquisadores do Comitê Científico do Geoparque Seridó vêm produzindo”.
O livro está disponível online e pode ser baixado gratuitamente.
O prêmio
O prêmio ABEU, atualmente com dez anos de existência e nove categorias, destina-se exclusivamente ao reconhecimento de publicações universitárias e acadêmicas, contemplando mais de trinta editoras partícipes ao redor do Brasil. Nesta edição, os outros trabalhos do pódio de Ciências Naturais e Matemáticas foram Brasil em 50 alimentos, publicado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), detentor do primeiro lugar, e Os segredos das plantas, do Museu Paraense Emílio Goeldi, que conquistou a terceira colocação.