Categorias
Pesquisar
Banner Arleide Ótica
guine 750x416

Cerca de 56 pessoas morreram neste domingo 1 em N’Zérékoré, sudeste da Guiné, após protestantes/torcedores irem contra as decisões do árbitro em uma partida de futebol. A informação foi confirmada pelo o governo nesta segunda-feira 2, que repudiou e lamentou o ocorrido.

Em comunicado divulgado pela televisão, foi informado que “As manifestações de descontentamento contra as decisões do árbitro incluíram lançamentos de pedras por parte de torcedores, o que provocou tumultos fatais”. A transmissão também confirmou os 56 mostos: “Os hospitais estabeleceram um balanço provisório de 56 mortos”.

A confusão começou no final da partida de futebol, que era parte de um torneio dedicado ao comandante da junta militar da Guiné, general Mamadi Doumbouya. Durante os últimos minutos, um dos jogadores foi expulso do campo e isso gerol a revolda dos torcedores. “Tudo começou devido a um protesto por uma decisão do árbitro. Vários torcedores invadiram o gramado”, relatou uma testemunha à AFP.

O primeiro-ministro do governo militar, Amadou Oury Bah, lamentou os incidentes e pediu calma em uma mensagem divulgada em sua página do Facebook durante a madrugada.

“O governo lamenta os incidentes que mancharam a partida de futebol entre as equipes de Labé e N’Zérékoré […] O governo está acompanhando a evolução da situação e reitera seu apelo de calma para que os serviços hospitalares não sejam perturbados no momento de socorrer os feridos”, escreveu.

Na nota, o Chefe de Governo ainda afirmou que os responsáveis serão punidos pelos seus atos. “Oury Bah prometeu punições para “os responsáveis pelos acontecimentos trágicos”, acrescentou Amadou Oury Bah.

Com informações do UOL/AFP.

Confira o vídeo do tumulto após a partida de futebol:

AgoraRN

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube