Categorias
Pesquisar
Banner Programa Sidney Silva
Alexandre de Moraes e Elon Musk (foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF e AFP)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reiterou nesta segunda-feira um pedido à Polícia Federal (PF) para avaliar dados apresentados pelo X (antigo Twitter) no âmbito do inquérito que investiga Elon Musk, dono da empresa, por suspeita de obstrução de justiça. A investigação foi iniciada em abril, após Musk ameaçar publicamente descumprir decisões do STF.

Na ocasião, a plataforma alegou que uma “falha técnico-operacional” havia permitido a participação de perfis suspensos em conversas ao vivo, mas garantiu que nenhuma conta alvo de ordens judiciais foi reativada. Em setembro, Moraes determinou que a PF analisasse a veracidade desses esclarecimentos, mas até o momento não houve resposta, o que levou o ministro a reforçar sua ordem nesta semana.

Leia também: Moraes autoriza transferência de investigados no inquérito do golpe

“Reitero a decisão proferida em 6/9/2024 e determino que a Polícia Federal, pelo setor pericial competente, examine os esclarecimentos prestados pela plataforma ‘X’ e avalie sua verossimilhança”, destacou Moraes em sua decisão. Após a análise da PF, o caso será enviado à Procuradoria-Geral da República para considerações adicionais.

Em um episódio separado, em agosto, Moraes determinou a suspensão do X no Brasil em outro processo. O bloqueio foi revertido em outubro, após a rede social pagar multas, suspender contas e nomear um representante legal no país.

Fonte: O Globo.

AgoraRN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp