Um idoso de 71 anos, residente em Jari, no Rio Grande do Sul, perdeu cerca de R$ 2 milhões após ser vítima de um golpe conhecido como “golpe do amor”. A fraude foi cometida por um grupo que, nas redes sociais, se passava por uma mulher e solicitava transferências financeiras.
Segundo o delegado Anderson Riedel, da Polícia Civil de Tupanciretã, a vítima fez os depósitos entre 2022 e 2023 e registrou a ocorrência após orientação de um advogado. A família tomou conhecimento do caso após o registro e restringiu o uso do celular do idoso para evitar novos pagamentos.
A investigação culminou na Operação Dom Quixote, que apura os crimes de estelionato qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Na última semana, equipes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará cumpriram 13 mandados de prisão preventiva e busca e apreensão em municípios paulistas e cearenses.
Seis suspeitos foram presos em Santo André, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Osasco e na capital paulista. Documentos, celulares, notebooks e cartões bancários foram apreendidos, e bens e valores em contas dos investigados foram bloqueados.
A ação contou com a participação de 25 policiais do Rio Grande do Sul, 14 de São Paulo e quatro do Ceará. A investigação segue para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.
Com informações do portal Terra Brasil
AgoraRN