Na reta final de 2024, a Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Sedis/UFRN) recebeu a visita técnica de dois integrantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). Na última quarta-feira, 18, o coordenador de Programas, Cursos e Monitoramento em EaD, Carlos Estevam Marcolini Rezende, e o analista em Ciência e Tecnologia, Marcos Trajano, ambos da Capes, vieram a Natal (RN) e conheceram as instalações da Sedis.
Os visitantes foram recebidos pela secretária de EaD/UFRN, Carmem Rêgo, e pela coordenadora de AVA da Sedis, Apuena Gomes. Durante a visita, eles acompanharam o trabalho desenvolvido pelos setores da Secretaria, incluindo a elaboração de Recursos Educacionais Abertos, a produção de conteúdos audiovisuais, a publicação de materiais digitais e a manutenção dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) utilizados nos processos formativos da UFRN e do público externo, como o AVASUS, o AVAProex e o AVAProgesp.
De acordo com Carmem Rêgo, “é muito importante receber a equipe técnica da Diretoria de Educação a Distância da Capes, com o objetivo de conhecer as instalações da Sedis e a nossa capacidade técnica e, ao mesmo tempo, discutir as ações que estamos desenvolvendo em parceria”, celebrou a secretária de EaD/UFRN.
“Duas ações estão em andamento: o desenvolvimento de uma plataforma de acompanhamento aos cursos do Sistema UAB e um curso autoinstrucional em Inteligência Artificial para a formação de professores da Educação Básica, em parceria com o IMD/UFRN, que será ofertado em todo o Brasil”, complementou.
Segundo Carlos Estevam, a visita foi uma excelente oportunidade para verificar os frutos dessa cooperação técnica: “o Curso Nacional na área de Inteligência Artificial, que está sendo produzido em parceria com a Instituição, e aproveitamos também para ver como está a produção do plug-in de acompanhamento dos dados acadêmicos do SisUAB”, enfatizou.
O Programa Universidade Aberta do Brasil visa expandir e interiorizar a educação superior por meio da Educação a Distância (EaD), sendo a atualização de dados acadêmicos um dos pontos cruciais para a implementação de políticas públicas na área.
Para Apuena Gomes, a implementação dessa ferramenta tecnológica será iniciada em fevereiro de 2025. “Este projeto tem por objetivo desenvolver uma plataforma que aprimore o acompanhamento das ações acadêmicas dos cursos EaD, atendendo às necessidades dos diversos atores envolvidos, incluindo alunos, docentes, tutores e coordenadores; a plataforma buscará integrar dados acadêmicos e fornecer relatórios em tempo real, facilitando a gestão e melhorando a qualidade do ensino”, detalhou a coordenadora de AVA da Sedis/UFRN.