O Governo do Estado autorizou a empresa Trampolim da Vitória a iniciar testes com ônibus elétricos em suas linhas intermunicipais. A fase de testes inicia nesta terça-feira (14) e deve durar cerca de um mês. A parceria com o governo, através do DER-RN (Departamento de Estradas de Rodagens), também conta com apoio técnico na coleta e análise dos dados e suporte à infraestrutura elétrica necessária.
“Esses testes são importantes para avaliação técnica e operacional na região, para sabermos como se dá seu funcionamento. Isso tudo rumo à sustentabilidade, garantindo uma mobilidade mais limpa, com redução da emissão de gases poluentes” explica Natécia Nunes, diretora de Obras e Operações do DER-RN.
O ônibus elétrico, que possui Wi-Fi gratuito, ar condicionado, acessibilidade e entrada USB para carregamento de celular, já começou sua fase de testes percorrendo a Linha A de Parnamirim a Natal. Porém, segundo Almir Buonora, diretor da empresa Trampolim da Vitória, a proposta é que circule em todas as linhas, além de Parnamirim, incluindo São Gonçalo do Amarante, Macaíba, São José e Pirangi – a Grande Natal. Vale salientar que, ainda segundo Buonora, a tarifa a ser cobrada será a mesma, inclusive com a gratuidade para o idoso e às pessoas com deficiência. O diretor da empresa disse ainda que o ônibus elétrico irá rodar entre um horário e outro, sendo acrescentado como um carro extra. O horário dos ônibus que já estão circulando seguirá normalmente, sem alterações.
“A fase de testes ocorre para que possamos colher dados, saber as dificuldades de todas as áreas. Porque esse é um carro diferente, que tem algumas características diferentes. Então precisamos das informações para passar ao DER, para fazer um estudo técnico de viabilidade para que possamos saber se esse carro é adequado, ou se é um outro tipo de carro que é adequado”, explica o diretor da empresa.
Segundo Buonora, o ônibus deve rodar até 15 ou 20 de fevereiro, e a apresentação do estudo técnico deve ser concluída no final de março. “Será feita a apresentação dos resultados do consumo, da avaliação da população, e da estrutura rodoviária também, além da estrutura de carregamento. Porque a partir disso teremos as definições para o planejamento do transporte metropolitano. Nós estamos dando pontapé inicial numa mudança de conceito do transporte coletivo na região metropolitana.”, conclui.
Outra novidade inovadora é que a condutora Eduarda Lima será a primeira mulher do Norte e Nordeste a dirigir um ônibus elétrico. São duas motoristas que receberam treinamento específico para dirigir o ônibus. O carro possui assento pneumático regulado a ar, diminuindo os impactos da cabine, se adequando ao peso da condutora, e protegendo sua coluna lombar.
Sobre o ônibus elétrico
O veículo é da marca Ankai, modelo OE-8|Mini, e conta com motor Dana MD100F-E 100% Elétrico. O ônibus possui uma potência de 272CV e torque máximo de 255.1 kgfm. Sua bateria CATL LiFeP04 gera autonomia de 210 KM até 350 KM, oferecendo uma condução suave e sustentável para o meio ambiente.
O ônibus tem 8,75m de comprimento, dispondo de 20 assentos, suspensão a ar, ar condicionado, tomadas USB e elevador tipo rampa – proporcionando mais acessibilidade para os clientes. O veículo demostra conforto e segurança para o condutor e os passageiros.