O Museu Câmara Cascudo (MCC/UFRN) recebe, na próxima quinta-feira, 13 de fevereiro, às 16h30, no Espaço de Convivência do Parque do Museu, o lançamento do livro A peregrinação das coisas. Trajetórias de imagens de santos, ex-votos e outros objetos de devoção.
A obra é resultado da pesquisa da professora Lilian Alves Gomes, que analisou ex-votos do Rio Grande do Norte, incluindo peças do acervo do MCC, e foi publicada em 2024 por meio de edital.
O evento conta com um bate-papo com a autora, com mediação dos professores da UFRN Everardo Ramos e Wani Fernandes. O público terá a oportunidade de adquirir exemplares do livro no local.
Sobre a obra
A peregrinação das coisas aborda a trajetória de imagens de santos e ex-votos, desde a função original em lugares de culto até o deslocamento para museus e galerias. A autora explora as motivações por trás da mudança, levantando questões sobre a natureza e o valor dos objetos.
A pesquisa percorre diversos locais no Rio Grande do Norte, como santuários, antiquários e fazendas, acompanhando de perto o processo de coleta e exposição dos objetos. O livro revela os bastidores da fábrica patrimonial e da cadeia operatória museológica, mostrando como os ex-votos se transformam em objetos de arte sem perder a carga devocional.
Sobre a autora
Lilian Alves Gomes é antropóloga e professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Cândido Mendes. Mineira de Divinópolis, é especialista em temas como arte, religião, museus, patrimônio e memória.