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EDUCAÇÃO POTIGUAR 222

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), apresentou na tarde de hoje (10), o Prêmio Potiguar Escola Alfabetizadora, uma iniciativa que busca valorizar e reconhecer escolas públicas que se destacam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A cerimônia ocorreu na Escola de Governo, em Natal, durante o Seminário Estadual de Apropriação dos Resultados da Fluência e SIMAIS Alfa, reunindo gestores educacionais, professores e autoridades.

Criado pela Portaria-SEI nº 5298, de 22 de outubro de 2024, o prêmio tem como base os resultados do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional de Alfabetização (SIMAIS Alfa), que mede o desempenho das escolas na alfabetização de crianças nos primeiros anos do ensino fundamental. A proposta é incentivar boas práticas pedagógicas e fomentar a melhoria contínua da qualidade do ensino das redes municipal e estadual.

O Prêmio Potiguar Escola Alfabetizadora, instituído como parte do compromisso do Estado com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, foi construído com a parceria da Associação Bem Comum e conta com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RN). Ele será concedido em diferentes perfis e categorias, garantindo equidade entre escolas de diversos portes. As categorias incluem: Melhor Desempenho, baseada na média de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática; Maior Avanço na Proficiência, que reconhece o progresso em relação ao ano anterior; e Maior Redução na Desigualdade Educacional, voltada às escolas que conseguem diminuir disparidades de aprendizagem entre grupos étnicos.

A secretária adjunta de Educação do RN,  professora Cleonice Kozerski, ressaltou o impacto da premiação na consolidação das políticas de alfabetização do estado. “O Prêmio Potiguar Escola Alfabetizadora é um reconhecimento do esforço das escolas e educadores na construção de uma educação mais inclusiva e eficiente. Com ele, buscamos não apenas premiar, mas também inspirar práticas pedagógicas inovadoras que garantam o direito à alfabetização de qualidade para todas as crianças”, declarou.

Os critérios de avaliação se baseiam no Índice de Desenvolvimento Educacional – IDE Alfa. Para concorrer, a escola precisa atingir uma média padronizada igual ou superior a 5,0 em Língua Portuguesa e Matemática, demonstrar avanço no IDE Alfa em comparação ao ano anterior e apresentar redução das desigualdades educacionais. Além disso, a taxa mínima de participação dos alunos na avaliação do SIMAIS ALFA deve ser de 90%.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo do RN com a alfabetização infantil e a redução das desigualdades educacionais. Com essa medida, espera-se que mais escolas sejam motivadas a aprimorar seus processos de ensino e aprendizagem, garantindo avanços significativos na educação do Rio Grande do Norte.

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