Categorias
Pesquisar
Banner B Card Seridó
padre JERÔNIMO CF BLOG SITE

Na manhã deste sábado (22), alguns representantes da paróquia de Sant’Ana de Caicó estiveram presentes no momento formativo da Campanha da Fraternidade 2025, ao lado do pároco Pe. Jerônimo Batista. 

Foi um encontro importante para aprofundar o tema deste ano: “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Neste ano, a Campanha nos convoca a refletir sobre a urgência de uma conversão integral, que responda ao grito dos pobres e da Terra. 

Somos chamados a viver uma espiritualidade ecológica, em sintonia com a Criação, e a agir para preservar nossa casa comum. Que este tempo quaresmal que iremos iniciar nos inspire a cuidar com mais zelo e amor daquilo que Deus nos confiou. 

A Ecologia é a questão mais tratada pelas CF’s ao longo destes 61 anos de existência. Foram 8 as CF’s que de alguma forma abordaram essa temática:

na CF 1979, Por um mundo mais humano: Preserve o que é de todos”; 

na CF 1986, Fraternidade e a Terra: Terra de Deus, terra de irmãos; 

na CF 2002, Fraternidade e povos indígenas: Por uma terra sem males; 

na CF 2004, Fraternidade e água: Água, fonte de vida; 

na CF 2007, Fraternidade e Amazônia: vida e missão neste chão; 

na CF 2011, Fraternidade e a Vida no Planeta: “A Criação geme em dores de parto” (Rm 8,22); 

na CF 2016, Casa comum, nossa responsabilidade: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,17) e 

na CF 2017, Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15). 

Portanto, neste ano, a Campanha da Fraternidade aborda outra vez a temática ambiental, com o objetivo de “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra” (Objetivo Geral da CF 2025).

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube