Categorias
Pesquisar
VIGGO BANNER
CIDADES RN BLOG

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (21) a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado da Administração do Rio Grande do Norte (Sead) e as gestões das cidades de Ipanguaçu e Currais Novos, para a adesão ao projeto RN+Inclusivo nos municípios, o que possibilitará a troca de conhecimento por meio das qualificações da Escola de Governo (EGRN).

O subsecretário de Recursos Humanos do RN, Carlos Cerveira, recebeu a secretária municipal de Planejamento, Administração e Transporte de Ipanguaçu, Francisca Neide Medeiros Costa Santos, para firmar a parceria com a cidade da região do Vale do Açu. Na oportunidade ele destacou que, por meio do RN+Inclusivo, o governo vai poder compartilhar com os municípios a sua capacidade de formação, já consolidada na gestão estadual, por meio das qualificações da ofertadas pela EGRN.

A secretária Francisca Neide recebeu com alegria a oportunidade viabilizada pelo RN+Inclusivo e pontuou que esse trabalho colaborativo entre o estado e o município é muito positivo para os cidadãos, por meio do qual os servidores podem ficar cada vez mais qualificados. “Agora é beber na fonte do aprendizado que a Escola de Governo tem a oferecer”, acrescentou.

Em outro momento foi a vez da secretária de Administração de Currais Novos, Ingred Adely de Araújo Souza, ser recebida pelo secretário adjunto de Administração do RN, Iranildo Germano, para firmar a parceria entre a Sead e cidade, com o mesmo objetivo de levar capacitação para os servidores locais. Na oportunidade o gestor destacou que o Governo fica feliz em colaborar com os municípios do RN e, por meio do compartilhamento de saberes, levar desenvolvimento para as gestões municipais.

Quem também destacou o sentimento de felicidade foi a secretária Ingred Adely, pois a gestão municipal já tem como meta caminhar em um processo de inovação. “Esta é uma parceria muito importante, pois estamos na expectativa de entrar em um processo de inovação na gestão; por isso, é importante a presença do RN+Inclusivo em Currais Novos”, afirmou. Ela ainda pontuou que existe um interesse da gestão em aderir à plataforma SEI para digitalizar os processos tramitados pelo município.

SEI para os municípios

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é, atualmente, a plataforma oficial do Governo Federal para a criação e gestão de documentos e processos administrativos digitais. Com o objetivo de expandir o uso do SEI para os municípios potiguares, a Sead, por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), lançou o projeto “SEI nos Municípios”. A iniciativa prevê a liberação do código-fonte pela equipe da Cotic, além de oferecer capacitação aos servidores municipais por meio do projeto RN+Inclusivo.

Everton Mira, coordenador da Cotic, compartilhou alguns números sobre a utilização do SEI na gestão estadual. Desde a implementação no RN, em 2018, a plataforma já registrou a tramitação de 3.092.892 processos, gerando uma economia de R$ 24.708.592,00 com papel e reduzindo o tempo médio de tramitação para 136 dias. Hoje, 100% dos processos administrativos do Governo do RN são autuados no sistema, o que também trouxe impacto ambiental positivo, poupando aproximadamente 35 mil árvores ao longo dos anos.

Mais sobre o RN+Inclusivo

O projeto tem por objetivo ampliar o acesso aos cursos de formação destinados aos servidores estaduais, permitindo que também sejam disponibilizados para os municípios.

As capacitações seguem as diretrizes do Plano de Capacitação da EGRN para 2025, abrangendo diferentes áreas de conhecimento, como Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Carreiras, Planejamento e Governança, Orçamento e Finanças, Compras Governamentais, Tecnologia da Informação e Comunicação, Práticas Inovadoras e Atualização Profissional e Tecnológica.

Para formalizar a adesão ao projeto, as administrações municipais interessadas devem enviar a solicitação até 30 de outubro de 2025 para o e-mail rninclusivo@sead.rn.gov.br.

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp