O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Seridó (CIM Seridó) realizou nesta terça-feira (14) mais uma reunião de trabalho com foco em pautas estratégicas para a gestão ambiental e de recursos hídricos da região. O encontro reuniu prefeitos, representantes técnicos e gestores para discutir seis temas centrais, com destaque para a proposta de estruturação da coleta seletiva via PAC, a construção de transbordos e um projeto piloto de compostagem para Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas.
Outro ponto importante foi a proposta de alteração do Protocolo de Intenções para formalizar a entrada do município de Santa Cruz no consórcio. Também esteve na pauta a continuidade dos serviços de perfuração de poços em regime de gestão compartilhada e a estruturação de uma Câmara Técnica de Licenciamento Ambiental, que dará suporte aos municípios nas demandas ambientais.
O presidente do CIM Seridó e prefeito de Timbaúba dos Batistas, Ivanildinho Albuquerque, destacou a importância da atuação integrada dos municípios.
“Estamos avançando em temas fundamentais para o futuro da região. A entrada de Santa Cruz no consórcio representa não apenas a ampliação da nossa força política, mas também o fortalecimento da gestão compartilhada dos nossos desafios ambientais”, afirmou.
Já o diretor-geral do Idema-RN, Werner Farkatt Tabosa, reforçou o compromisso do órgão com os municípios consorciados.
“O Idema tem sido parceiro do CIM Seridó e continuará contribuindo com orientação técnica, especialmente agora com a proposta da Câmara de Licenciamento Ambiental, que vai facilitar o atendimento às legislações e à agilidade nos processos”, pontuou.
As propostas, se implementadas, devem fortalecer a capacidade dos municípios consorciados em oferecer serviços mais eficientes, sustentáveis e com menor custo individual, apostando na força do trabalho coletivo regionalizado.