Categorias
Pesquisar
Banner Arleide Ótica
logo_Co_Lab_MPRN_versao_reduzida_ac64ea941c

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) acaba de lançar uma nova página no portal dedicada ao programa Co-Lab, uma iniciativa que visa fortalecer a atuação da instituição por meio da colaboração e da busca conjunta por soluções inovadoras. A ferramenta online servirá como um ponto central para a troca de ideias e o engajamento dos integrantes e sociedade nas diferentes etapas do programa, disseminando também o conhecimento obtido com a prática para outras instituições que trabalham a inovação como propulsora de novos projetos.

O Co-Lab, concebido pelo MPRN como um catalisador para a construção de soluções mais criativas e eficazes, opera em um ciclo de três fases distintas. A primeira etapa, já concluída, envolveu a coleta colaborativa de desafios prioritários identificados pelos integrantes do MP em encontros regionais. Essas discussões iniciais permitiram delinear o desafio prioritário a ser enfrentado pela instituição.

A segunda etapa do programa concentra-se na cocriação de soluções. Nesse estágio, diversos atores, incluindo membros do MPRN e representantes de outras instituições, como TJRN, TCE, UFRN E JFRN uniram esforços em um processo colaborativo de construção. O objetivo foi reunir diferentes perspectivas e conhecimentos no desenvolvimento de soluções inovadoras e eficientes para o desafio identificado.
A terceira e última etapa do Co-Lab é dedicada à implementação eficaz da solução considerada mais adequada para o desafio em questão. Após a fase de cocriação, a solução poderá ser colocada em prática, gerando resultados concretos e positivos para a atuação do Ministério Público.

Atualmente, o Co-Lab concentra seus esforços no desafio prioritário da sobrecarga de trabalho e da alta demanda de processos judiciais, um tema central levantado pelos próprios integrantes do MPRN.

A nova página do Co-Lab pode ser acessada no link: https://sites.google.com/mprn.mp.br/co-lab/in%C3%ADcio?authuser=0

Oficina

Na segunda-feira (12), o MPRN realizou uma atividade que integra o programa Co-Lab. Uma oficina aconteceu no Hotel Holliday Inn em Natal e contou com a participação de representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Justiça Federal (JFRN), e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

“Discutimos, a partir de uma realidade interna da identificação de desafios que foram mapeados nos Encontros Regionais do final de 2024, o aumento crescente de demandas judiciais que impactam o Ministério Público”, observou a procuradora-geral de Justiça do MPRN, Elaine Cardoso. Essa realidade, de acordo com a gestora, exige uma atuação efetiva e resolutiva.

“Pudemos pensar, a partir dos problemas, e aprofundar um essa análise do que está gerando as dificuldades, além de identificar também possibilidades e passos a serem dados nessa trajetória de construção para atender melhor às demandas sociais”, finalizou.

Durante a manhã, os participantes das oficinas foram instigados a mergulhar nos desafios apontados pelo MPRN, colhidos em 2024 durante os Encontros Regionais. Oportunidade para trocas com colegas de diferentes áreas e setores, tanto do MPRN quanto das instituições que atenderam ao chamado. No período da tarde, foi a hora de construir as possíveis soluções para os problemas enfrentados.

MPRN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp