O partido “Rede Sustentabilidade”, que foi oficialmente criado com o aval do Tribunal Superior Eleitoral, vai realizar no dia 17 de outubro próximo em Natal, seu primeiro evento. Será o Congresso Estadual da legenda (Convenção). Na oportunidade, de acordo com Freitas Júnior, articulador do partido, será abordada a atual conjuntura política do Estado, discutido e aperfeiçoado um projeto para o Rio Grande do Norte, resoluções e, eleger o Diretório Estadual, chamado na legenda de “Elo”. “Vai servir para unir e não para mandar nas pessoas“, disse.
Em entrevista na Rádio Caicó, nesta segunda-feira (28), Freitas Júnior, já adiantou que a Rede terá candidaturas majoritárias e proporcionais no pleito eleitoral de 2016. “Nós vamos chegar com um programa, com a militância. Não fazer acordos na base do padrinhamento do Poder e das negociatas imundas que a gente conhece no nosso estado. Nós vamos chegar com base em apoios programados, discutindo, preocupados não com o Poder, mas, com o bem estar da população. Teremos candidaturas próprias, agora, as cidades, os candidatos e os cargos, esse é um debate que nós não vamos fazer agora“, anuncia.
Perguntamos como seriam formados os diretórios municipais, já que existem boatos do interesse de prefeitos, vereadores, pessoas militantes da política de se filiar à legenda. Ele mandou um recado curto e grosso. “Aqui no estado, nós vamos ter um período de discussão, de amadurecimento, e depois levar para os municípios onde serão escolhidos os diretórios municipais “pela militância”, sem golpismo. Quero deixar muito claro… quem está na Rede é a militância. Não tem vereador, não tem cacique, não tem nenhuma dessas antigas lideranças que fazem parte do jogo do poder. Nenhuma dessas, nós estamos querendo. Queremos construir com a militância, com a base social, o trabalho com a base que gerem mudanças de verdade na sociedade“, afirmou.
Ainda no congresso que vai acontecer no dia 17 de outubro, serão escolhidos delegados que irão participar de um evento maior em Brasília, na segunda quinzena de novembro. Lá, também será escolhido o Elo nacional que dirigirá o partido pelos próximos 3 anos.