A Promotora de Justiça Iadya Gama Maio foi empossada como 7ª Procuradora de Justiça do Egrégio Colégio de Procuradores do MPRN em solenidade realizada na terça-feira (29). Nesta quarta-feira (30), ela completa 21 anos de atuação no Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte.
A cerimônia foi conduzida pelo procurador Geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, corregedor Geral adjunto, Anísio Marinho Neto, e o presidente da Associação do Ministério Público, (AMPERN), Eudo Rodrigues Leite, e foi marcada pelas homenagens da família, amigos e colegas da Instituição. “Doutora Iadya faz amigos e admiradores em todas as gerações do Ministério Público do Rio Grande do Norte”, destacou o PGJ.
A empossada foi homenageada pelos filhos que lhe ofereceram a toga, pelas representantes da Associação Riograndense pró-idosos, pelos servidores e colegas das Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência e ainda pela 8ª Procuradora de Justiça, Maria Sônia Gurgel da Silva, responsável por promover as boas vindas à nova colega.
“Falo de uma pessoa de incontroversos méritos”, afirmou a 8ª Procuradora de Justiça Maria Sônia Gurgel da Silva. A Procuradora visitou a trajetória de Iadya Gama Maio, natural de Porto Alegre (RS), destacando o início de sua carreira no MPRN em 1994, após quatro anos sendo parte do MP gaúcho quando foi aprovada em primeiro lugar no concurso da prova de títulos.
Dentre os muitos momentos e atuações no âmbito do MPRN, Maria Sônia destacou a atuação da colega na Promotoria de Justiça de Nísia Floresta, tida como uma das mais desfiadoras, afirmando que a colega “Se revelou incansável ao defender a causa ambiental” numa época em que a carcinicultura devastava e poluía as lagoas da região. Iadya inciou um mapeamento das áreas afetadas que serviria de subsídio para os outros membros do MPRN que fossem dar seguimento à atuação.
Outro destaque da carreira da 7ª Procuradora de Justiça foi sua atuação à frente da 30ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência onde permaneceu de 2000 a 2015. Período no qual a empossada conquistou prêmios por sua atuação. Dentre eles, o 9º Prêmio Inovare pela prática de transportes urbanos da população idosa em 2012, o 12º Talentos da Maturidade do Banco Santander, em 2010, o prêmio na categoria “Garantia dos direitos da pessoa idosa”, na 14ª Edição do Prêmio Direitos Humanos da Presidência da República em 2008, dentre outros.
A empossada que verificou a responsabilidade em substituir sua antecessora Branca de Medeiros Mariz, afirmou assumir com alegria a oportunidade de contribuir para o engrandecimento e fortalecimento da Instituição. Além disso, frisou a importância da união dos integrantes do MPRN. “Nossa Instituição precisa da nossa união e nosso consenso na tomada de decisões. Portanto, não podemos coexistir em universos apartados.” finalizou a procuradora empossada.