Categorias
Pesquisar
VIGGO BANNER

Aplicativo para aluguel de bicicletas, desassoreamento de açudes e criação de centro de convivência para idosos foram os três projetos finalistas premiados na Maratona Universitária Sebrae, realizada durante a Feira do Empreendedor, em Caicó. O evento realizado em sua primeira edição faz parte do programa de educação empreendedora do Sebrae, voltado para desenvolver o potencial dos acadêmicos.

A competição de ideias inovadoras teve como objetivo incentivar os universitários na criação de startups, a partir de novos processos de modelagem de negócios, aliando arte, ciência e tecnologia na busca de resolução de problemáticas sociais, ampliação do networking e troca e construção de conhecimento.

Participaram da maratona estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual do RN (UERN), Instituto Federal do RN (IFRN), Faculdade Católica Santa Teresinha (FCST), Universidade Potiguar (UnP), Faculdades Integradas de Patos (FIP), Faculdade do Seridó (FAS) e Faculdade Anhanguera.

Durante três dias de Maratona, os universitários discutiram problemáticas da região nas áreas de saúde, convivência com a seca e empreendedorismo, e foram provocados a gerar soluções criativas que minimizassem esses problemas. Em seguida, tiveram que elaborar o processo de criação de um projeto, utilizando o Design Thinking e o Canvas. Os estudantes contaram com auxílio de uma equipe de mentores capacitados pelo Sebrae.“A proposta foi estimular o potencial empreendedor, independente do curso que o universitário estava matriculado. Estudante de Design de Moda, por exemplo, foram provocados a desenvolver uma solução para convivência com a seca”, explicou Everton Lucena, da coordenação da Maratona Universitária.

A estudante de Ciências Contábeis (UnP), Carla Daniele, integrante da equipe campeã, destacou que o projeto Bike Express surgiu com foco em atender quem tem necessidade de realizar atividades físicas. “O Bike Express seria um aplicativo e uma loja física para alugar bicicleta e vender equipamentos para quem quer qualidade de vida”, destacou a universitária. Sua equipe foi formada ainda por alunos de Vestuário do IFRN Campus Caicó, e de Ciências Contábeis da FCST.

Para o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, a Maratona Universitária mostrou o compromisso do Sebrae com a educação. “Temos programas que atendem desde a educação básica até o ensino superior. A Maratona Universitária e o programa de Startups são exemplos disso. É contagiante a energia sentida nesse novo projeto. O segredo para os universitários serem empreendedores de sucesso é ser criativos e fazer o que gostam”, enfatiza diretor.

Startups

Além da Maratona Universitária Sebrae, a Feira do Empreendedor também contemplou o segmento de negócios digitais com uma interação entre empresários do mercado startup de Natal e de Caicó. O encontro, que aconteceu no ginásio da Ilha de Sant´Ana, promoveu um debate empreendedor com um panorama desse segmento de negócio no Rio Grande do Norte, frisando o papel das incubadoras para o desenvolvimento dos pequenos negócios na área de tecnologia. Segundo Carlos Von Sohsten, que coordena o projeto setorial para as empresas de tecnologia, comunicação e startups do Sebrae, o Startup Day no Seridó reuniu as comunidades de Natal e do Seridó numa verdadeira troca de experiências e de realidades entre as duas regiões.

“É a realidade nua e crua. No evento, os empreendedores tem a oportunidade de falar sobre os seus obstáculos e como eles foram superados”, disse. Em sua opinião, a comunidade do Seridó precisa se organizar e desenvolver os seus ecossistemas e o evento deu a oportunidade de criar essa interação.

Para o Gestor Financeiro da Incubadora de Empresas do IFRN Natal, Pablo Fernandes. as incubadoras tem um papel importante por serem plataformas de auxílio e soluções para as micro e pequenas empresas, no intuito de garantir sua sustentabilidade no mercado. No Rio Grande do Norte são três incubadoras em Natal e uma em Mossoró. “As incubadoras trabalham a principal fonte de renda de cada região e no Seridó a indústria têxtil é um grande ativo econômico do estado, sendo portanto um bom campo econômico para as startups desenvolverem novas tecnologias nessa área”, assinalou.

Arte Seridó

Uma das novidades apresentadas no Startup Day foi o primeiro site de vendas de artesanato da região: o Arte Seridó. De acordo com Geovar Miguel, que é um dos coordenadores do projeto, o objetivo é tornar a região um polo de desenvolvimento do artesanato e vender as peças feitas no Seridó, em todo o país.

“O Arte Seridó já está em execução. O artesanato é hoje uma das principais fontes de renda do Seridó e a nossa proposta é levar para os clientes não só produtos de qualidade, mas toda a história por trás dos bravos artesãos que realizam esse ofício”, destacou.

Outra tecnologia apresentada no Startup Day foi o aplicativo Gym Club voltado para as academias de ginástica. O aplicativo foi desenvolvido por empreendedores de Natal que estavam no evento. Segundo Marcus Brito, um dos criadores do projeto, o aplicativo tem o objetivo de motivar as pessoas que frequentam academias através de hankings e pontuações, sendo uma espécie de rede social que pretende diminuir a evasão nas academias. A ideia é abranger o Rio Grande do Norte e todo o país, estando disponível a partir do mês de fevereiro.

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp