As irmãs da Congregação Filhas da Caridade, que trabalham no Abrigo Dispensário Professor Pedro Gurgel em Caicó/RN, estão sendo convocadas por suas superioras (na província em Recife/PE) para outras missões.
A informação foi confirmada ao Blog Sidney Silva pela presidente da Associação do Abrigo, Maria Gorete da Silva em entrevista. De acordo com ela, o abrigo que não pertence a Diocese e que “tem vida própria”, atualmente tem 4 freiras, além de 14 funcionários para cuidar de 24 idosos.
Recentemente, um freira supervisora da congregação esteve no abrigo e posteriormente, a Madre Superiora, encaminhou carta convocando às irmãs que aqui trabalham para nova missão. As freiras que atuam no Pedro Gurgel, também não pertencem a Diocese de Caicó. O que existe, é um documento de trabalho perpétuo na comunidade, porém, elas devem obediência às superioras.
O abrigo foi fundado em 1949 e as freiras começaram a atuar em 1951, quando foi feito o contrato com a Diocese de Caicó, quando era bispo, Dom José de Medeiros Delgado. Mesmo assim, na década de 70, um episódio parecido o que ocorre nos dias atuais, quase tirou as freiras de Caicó. Na época, já era bispo Dom Manoel Tavares, que escreveu à Província pedindo pela permanência das irmãs no abrigo, e foi atendido.