Categorias
Pesquisar
Banner Programa Sidney Silva
Higienização das mãos evita a transmissão de inúmeras doenças

Lavar as mãos é mais importante do que se imagina. O ato pode evitar diversas doenças contagiosas, como a gripe e a herpes. Higienizar as mãos precisa se tornar um hábito de todos. Algo que se faz várias vezes no dia, como é o caso do bibliotecário JeanLuiz, que trabalha com livros e fica em constante contato com pó. “Porque tem a opção de usar a luva, mas eu não sou muito adepto da luva, ela me incomoda um pouco. Então eu prefiro lavar a mão com mais regularidade quando vou trabalhar com alguma coisa do tipo. Agora no dia-a-dia mesmo é costume, desde criança”.

Lavar as mãos deve ser costume, principalmente para os profissionais de saúde, para quem usa transporte público, antes e depois das refeições, e de ir ao banheiro. O diretor substituto do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Ricardo Gadelha, explica qual a relação das mãos com o contágio de doenças. “A transmissão de microrganismo pode acontecer de quatro formas: tanto pelo contato direto, contato indireto, gotículas de secreções respiratórias, ao respirar, ao tossir, e mesmo pelo ar. E como nossas mãos estão sempre em contato com o meio ambiente, com objetos, constantemente, elas tornam-se mais vulneráveis à transmissão destes microrganismos”.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é lavar as mãos com água e sabão, para que a higienização seja completa. Esse ato colabora não só para a saúde de si próprio como a de outras pessoas. Para saber mais, acesse reportagem em www.blog.saude.gov.br

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp