Os moradores do Distrito Federal, Tocantins e Mato Grosso já podem se cadastrar, de graça, para receber notificações de desastres naturais pelo celular.
Por enquanto, o sistema já está ativo em nove estados: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Os alertas, que são enviados por meio de mensagens no formato SMS, transmitem orientações sobre como proceder no caso de temporais, deslizamentos e enchentes.
O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Élcio Alves Barbosa, explica que para receber as informações é simples e rápido. “A população brasileira de cada estado vai receber uma mensagem informando da disponibilidade do serviço. Ela deve responder esta mensagem por meio de SMS, enviando o CEP para o número 40199. A partir daí, ela vai estar apta a receber os serviços de alerta de risco de desastres em sua localidade”.
Esta é a penúltima fase da iniciativa. Na próxima segunda-feira (26), a área de alcance vai ser ampliada no Nordeste e nos demais estados do Norte. A população das áreas já cobertas pelo serviço foi beneficiada com 1.966 informes, distribuídos em 2,5 milhões de telefones cadastrados.
A ferramenta teve como inspiração o modelo japonês, criado há dez anos. Hoje em dia, mais de 20 países, entre eles Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas, contam com serviços semelhantes.
O usuário, se desejar, pode cancelar o serviço a qualquer momento. Lembrando que é permitido cadastrar mais de um CEP. Caso o morador não receba a mensagem, basta que ele envie o código postal para o telefone da Defesa Civil Nacional, que é o 40199.