Policiais civis, com apoio de guarnições da Polícia Militar, prenderam na tarde desta terça-feira (24), em Caicó, Ruth Lourdes Maia da Silva. Ela é natural de Umarizal/RN, tinha residência em Catolé do Rocha e em Caicó e participou diretamente do roubo a uma residência na zona rural, próximo ao Distrito da Palma, na madrugada de segunda-feira (22). O roubo rendeu aos bandidos, armas, munições, joias e dinheiro. A mulher é membro de uma facção com atuação no estado da Paraíba.
O delegado, Leonardo Germano, disse ao Blog Sidney Silva, que após deixarem a casa alvo do crime, o grupo (formado por dois homens e uma mulher), se dirigiu ao local aonde seriam resgatados, mas, quem deveria dar fuga, não apareceu. Então, decidiram seguir a pé, mas, se perderam. Eles, então, se separaram. Um dos ladrões, que foi identificado como João Nogueira Lopes, também conhecido como “RJ”, fez o morador de um sítio, de refém. Mais tarde, policiais que estavam em diligências, tiveram confronto com o homem e ele morreu.
O delegado ainda disse que “RJ” era membro de facção criminosa no Rio Grande do Norte e envolvido em uma série de crimes em Caicó. Sobre a participação de Ruth Maia, no roubo, Leonardo Germano, disse que ela intermediou a participação dos dois mossoroenses.
A prisão de Ruth se deu em uma casa pertencente a familiares de “RJ”, com quem ela estava vivendo ultimamente. A mulher aguardava a chegada de um carro que iria tirá-la de Caicó.
A Polícia Civil está investigando sobre a possível participação de João Nogueira em pelo menos dois roubos à residências e Caicó.