Mesmo a cidade não tendo nenhum caso confirmado de Covid-19, a prefeita de São João do Sabugi, Lydice Araújo de Medeiros Brito, publicou decreto determinando a instalação de barreiras sanitárias nos acessos à Caicó e à Ipueira.
De acordo com a prefeita, a medida é de prevenção e temporária para evitar a propagação do novo coronavírus. O período de instalação das barreiras é de 25 de maio à 25 de junho, das 06hs às 18hs, sendo permitido o acesso apenas de pessoas residentes no município e as pessoas que trabalham nas instituições ou estabelecimentos cujas atividades sejam consideradas essenciais e os casos de urgências e emergência e de segurança pública.
Com a medida, a gestora quer conter e reduzir o fluxo de veículos entre os municípios.
Um dos fatos que levou a prefeita Lydice Brito, a baixar o decreto, é a existência de casos confirmados nas cidades vizinhas, como Caicó/RN, Serra Negra do Norte/RN, São Mamede/PB, Patos/PB e Ipueira/RN. Ainda por que em São João, não existe nenhuma Unidade de Terapia Intensiva, para o tratamento de seus munícipes que venham a ser infectados, tendo que transferi-los para os hospitais regionais.
As pessoas que estejam se deslocando entre outras cidades e só de passagem, devem se comprometer em não fazer paradas em São João, ficando sujeitos ao pagamento de multa de 100 reais am caso de descumprimento.
Os moradores de São João do Sabugi, somente poderão se dirigir a outros municípios em casos essenciais ou para tratamento de saúde, devendo comprovar por meio de documento o objetivo de sua viagem.
Os entregadores e prestadores de serviços que tenham autorização para entrar na cidade, deverão estar usando máscaras.