O MDB e os PSDB foram os partidos que mais elegeram prefeitos em 2020 no Rio Grande do Norte, segundo levantamento feito pelo G1 com base nos resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Cada um dos partidos elegeu mais de 30 candidatos, somando 70 municípios entre os 167 potiguares.
A grande legenda vencedora das eleições municipais foi o MDB. Os candidatos do partido venceram as disputas em 39 municípios, como Apodi, no Oeste, São José de Mipibu, na Grande Natal e Nova Cruz, no Agreste. Os dados ainda podem mudar, porque uma das candidaturas do partido, em Guamaré, está sub judice.
Já o PSDB elegeu 31 prefeitos, inclusive na capital do estado, onde Álvaro Dias venceu a disputa em primeiro turno. Além de Natal, também foram eleitos partidários em cidades de diferentes regiões potiguares, como Areia Branca, no Oeste; Caicó, no Seridó; Santa Cruz, no Trairi e Nísia Floresta, na região metropolitana.
Ao todo, 13 partidos elegeram prefeitos no estado. O PSOL, foi o único que teve apenas um candidato ao Executivo eleito. A segunda e a terceira maiores cidades do estado, Mossoró e Parnamirim, ficaram com o Solidariedade (2 prefeitos eleitos no RN) e o Republicanos (11 eleitos), respectivamente.
O terceiro partido com maior número de prefeitos eleitos foi o PL, com 20 candidatos vencedores em cidades como Macaíba e Monte Alegre. Já o partido da governadora do estado, Fátima Bezerra (PT), saiu vencedor em três cidades: Currais Novos, Afonso Bezerra e Sítio Novo.
Veja o número de prefeitos eleitos por partido:
MDB – 39
PSDB – 31
PL – 20
PSD -18
DEM -17
PP – 13
Republicanos – 11
PROS – 5
PSB – 5
PT – 3
PDT – 2
Solidariedade – 2
PSOL – 1
G1/RN