O Rio Grande do Norte alcançou um milhão de pessoas totalmente imunizadas contra a covid-19. A marca foi atingida durante o final de semana, em um grande mutirão feito em todo o estado, garantindo a vacinação de cerca de 30% da população potiguar e aproximadamente 40% do público alvo.
O registro foi feito na plataforma RN Mais Vacina, um sistema especialmente criado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e que é alimentado pelas gestões municipais com os dados de cada localidade.
A vacinação completa, com as duas doses ou a dose única do imunizante, garante maior segurança para a população contra o coronavírus. De acordo com o último relatório do LAIS, o fato da população integralizar o processo de imunização contra o vírus tem reduzido, significativamente, os índices de internações e óbitos.
Atualmente, o percentual de mortes registrado em pacientes com a D1 e D2, é de 0,02% e 0,03%, respectivamente. O número de idosos vacinados internados também aponta para uma baixa importante, girando em índices abaixo de meio por cento (0,21%) . Esse número é ainda mais reduzido em relação ao idoso que tomou a D2 (0,16%).