Categorias
Pesquisar
Banner B Card Seridó

Com quase 15 mil advogados inscritos na seccional potiguar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), o Rio Grande do Norte tem um advogado para cada 242 habitantes, a 4ª maior proporção da região Nordeste. O RN fica atrás de Sergipe (1 para 200), Paraíba (205) e Piauí (205). Em números absolutos, um levantamento do Conselho Federal da OAB aponta que o Estado tem 14.695 profissionais ativos, o que é considerado um alto índice, mas não é necessariamente positivo. É o que avalia Aldo Medeiros, presidente da OAB-RN. Apesar do “inchaço” no mercado, Medeiros acredita que o momento pode criar um ambiente de estímulo a qualificação da profissão.

Para o advogado a grande quantidade de profissionais atuando no RN é preocupante devido ao cenário econômico de alta inflacionária e desemprego. A pandemia também entra na conta. “Quando esse crescimento de profissionais se encontra com uma má fase da economia gera uma situação preocupante. Com a recessão nos últimos, declínio do turismo e da produção petrolífera, a profissão acaba sofrendo um impacto maior porque as condições básicas de atuação – solução de conflitos e defesa de direitos – diminuíram muito”, afirma.

Dos 14,6 mil operadores do Direito ativos no Rio Grande do Norte, 7,5 mil são homens e 7,1 mil são mulheres, mas a tendência é de que essa balança mude em pouco tempo. “Ainda temos esse quadro de mais homens do que mulheres inscritos, mas o número de novas advogadas é maior do que o de novos advogados a cada ano. Acredito que brevemente, as mulheres serão maioria no Estado”, projeta Aldo Medeiros.

Tribuna do Norte

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp