Categorias
Pesquisar
Banner FCST

No Brasil, o câncer representa a primeira causa de morte por doença, entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Atrelado à falta de diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento especializado, a nossa taxa de mortalidade é o dobro da registrada em países desenvolvidos, com uma média 43,4 mortes por milhão, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Desiderata.

A campanha “Setembro Dourado”, encabeçada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), busca esclarecer os principais sinais e os tipos de câncer mais comuns em crianças e adolescentes, ressaltando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento correto.

Durante todo o mês de setembro, a Casa Durval Paiva preparou um calendário com sensibilizações e capacitações. Essas ações são voltadas para os profissionais de saúde, bem como, a sociedade em geral, com o propósito de esclarecer e conscientizar sobre os principais sinais de alerta e os tipos de câncer mais comuns em crianças e adolescentes.

“A campanha ‘Setembro Dourado’, além de alertar para os sinais da doença, visa diminuir a taxa de mortalidade, ressaltando a relevância do diagnóstico precoce e o tratamento correto, como fatores essenciais para a cura. Precisamos fazer com que a sociedade tenha isso em mente, para que nossas crianças e adolescentes se tornem adultos curados e sem sequelas”, destaca Rilder Campos, presidente da Casa Durval Paiva.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que sejam diagnosticados, por ano, mais de 8.400 novos casos de câncer infantojuvenil. Destes, no Rio Grande do Norte, o número chega a 130 casos, por ano. Infelizmente, há muitos que são encaminhados aos hospitais de referência em estágio avançado ou são subnotificados.

É importante estar alerta aos principais sinais e sintomas: Desequilíbrio ao andar, dor óssea persistente, suor noturno, febre de origem inexplicada, mancha branca no olho, ínguas pelo corpo e perda de peso. Em caso de suspeita, procure um médico. As chances de cura do câncer infantojuvenil são de até 80%, se for diagnosticado precocemente.

Todas as datas e ações programadas pela Casa Durval Paiva serão disponibilizadas nas redes sociais (@casadurvalpaiva) e site da instituição www.casadurvalpaiva.org.br. Acompanhe, dissemine e ajude a salvar vidas!

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp